Banner Portal
“Encontrando Bianca”: discursos sobre o corpo-travesti
Remote

Palavras-chave

Homofobia. Travesti. Corpo. Sexualidade

Como Citar

DINIS, Nilson Fernandes; PAMPLONA, Renata Silva. “Encontrando Bianca”: discursos sobre o corpo-travesti. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 25, n. 2, p. 217–236, 2015. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642462. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

Este artigo objetiva realizar uma análise dos discursos produzidos sobre o corpo travesti em um vídeo educativo. Toma-se como corpus de análise o vídeo: “Encontrando Bianca”, que narra uma história fictícia sobre os dilemas de uma travesti na escola em que estuda. Esse vídeo compõe parte do material educativo Kit anti-homofobia. Faz-se como opção metodológica trabalhar a partir da arqueogenealogia foucaultiana, uma vez que esse acontecimento se insere numa ordem de saber e poder. A conclusão é de que o vídeo, constituindo-se como uma produção discursiva, pode, no lugar de realizar seu propósito de combate à homofobia, apresentar um poder ressurgido que aprisiona o corpo a um discurso ideal e cria um corpo idealizado para as travestis.

Abstract

This article aims to conduct an analysis of the discourses produced on the transvestite body in an educational video. It takes as a corpus of analysis the video Meeting Bianca, which tells a fictional story about the dilemma of a transvestite studying at a school. This video is part of an educational kit called “School without homophobia”. The methodological option was to work with the Foucauldian arche-genealogy, understanding that the event is inscribed in a relationship of power and knowledge. It concludes that the video, which constitutes a discursive production, maypresent a revived power, which locks the body in an idealistic discourse, producing an idealized body for the transvestites, instead of fighting against homophobia.

Keywords Homophobia, transvestite, body, sexuality.

Remote

Referências

BARBOSA, Pedro Luis Navarro. O acontecimento discursivo e a construção da identidade na História. In: SARGENTINI, Vanice; BARBOSA, Pedro Luis Navarro. (Org.).

Foucault e os domínios da linguagem: discurso, poder, subjetividade. São Carlos: Claraluz, 2004. p. 97-130.

BENEDETTI, Marcos. Toda feita: o corpo e o gênero das travestis. Rio de Janeiro: Garamond, 2005.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.

CORBIN, Alain; COURTINE, Jean-Jacques; VIGARELLO, Georges (Org.). História do corpo: as mutações do olhar: o século XX. Petrópolis: Vozes, 2009. v. 3.

DICIONÁRIO ON-LINE DE PORTUGUÊS. Kit. Disponível em: <http://www.dicio.com.br/ kit/>. Acesso em: abr. 2012.

FERNANDES, Felipe Bruno Martins. A agenda anti-homofobia na educação brasileira (2003-2010). 2011. 420 f. Tese (Doutorado em Educação)-Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH), Universidade Federal de Santa Catarina-Florianópolis, 2011.

FOUCAULT, Michel. A história da sexualidade: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 2010. v. 1.

FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

FOUCAULT, Michel. Ética, sexualidade, política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1985.

FURLANI, Jimena. Educação sexual – possibilidades didáticas. In: LOURO, Guacira Lopes; FELIPE, Jane; GOELLNER, Silvana Vilodre. Corpo, gênero, sexualidade – um debate contemporâneo na educação. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 66-81.

JUNQUEIRA, Rogério Diniz. Educação e Homofobia: o reconhecimento da diversidade sexual para além do multiculturalismo liberal. In: JUNQUEIRA, Rogério Diniz. Diversidade sexual na Educação: problematizações sobre a homofobia nas escolas.

Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, UNESCO, 2009. p. 367-444.

LOURO, Guacira Lopes. Pedagogias da sexualidade. In: LOURO, Guacira Lopes. O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 7-34.

LOURO, Guacira Lopes. Um corpo estranho: ensaios sobre sexualidade e teoria queer.

Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

NOTA OFICIAL SOBRE O PROJETO ESCOLA SEM HOMOFOBIA. Disponível em: . Acesso em: dez. 2011.

OLIVEIRA JÚNIOR, Wenceslao Machado de. O exemplo de Agrado: imagem, técnica e autenticidade. Educar em revista, Curitiba, n. 26, p. 53-65, 2005.

PERES, Wiliam Siqueira. Cenas de exclusões anunciadas: travestis, transexuais, transgêneros e a escola brasileira. In: JUNQUEIRA, Rogério Diniz (Org.). Diversidade sexual na Educação: problematizações sobre a homofobia nas escolas. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, UNESCO, 2009. p. 235-263.

VÍDEOS DO KIT ANTI-HOMOFOBIA. Encontrando Bianca. Disponível em:

dceunicamp.org.br/blog/2011/06/05/videos-do-kit-anti-homofobia/>. Acesso em: 10 jun. 2011.

WEEKS, Jeffrey. O corpo e a sexualidade. In: LOURO, Guacira Lopes (Org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 35-82.

Proposições utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.