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O livro e o selo: editoras católicas no Brasil
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Palavras-chave

Livro. Editoras católicas. Congregações religiosas. Circulação internacional

Como Citar

BITTENCOURT, Agueda Bernardete. O livro e o selo: editoras católicas no Brasil. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 25, n. 1, p. 117–138, 2015. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642483. Acesso em: 1 dez. 2024.

Resumo

Neste artigo, estuda-se o livro católico, partindo de uma pesquisa exploratória nos sites das mais conhecidas editoras e de entrevistas com editores. Tem-se, como finalidade, examinar os efeitos da circulação internacional das congregações religiosas na produção editorial no Brasil, buscando compreender as estratégias e os investimentos do clero e de leigos dedicados à produção de livros, revistas e jornais católicos. E, assim, seguir os movimentos de diferentes grupos, dentro das fileiras católicas, que têm se interessado pela produção de livros, procurando definir os espaços por eles ocupados na sociedade; interpretar seus vínculos, suas redes de solidariedade e suas redes sociais; comparar políticas, investimentos e estratégias com os momentos históricos da Igreja e da própria sociedade onde se inserem. Isto, sem perder de vista as relações das editoras católicas com o mercado do livro, suas inovações e seus desafios.

Abstract

In this paper we aim at studying the edition of Catholic books through an exploratory survey on publishers’ websites as well as through interviews with book editors. We examine the effects of the international circulation of religious congregations in the editorial production in Brazil during the 20th century. We intend to understand the strategies and investments made by the clergy and the laymen involved in the production of Catholic books, magazines and journals, by following the movements of different groups within the Catholic ranks. We specifically try to: define the places these groups occupy in the society; interpret their bonds, their solidarity and social networks; compare policies, investments and strategies to the historical moments of the Church and the society in which they are present. This perspective also includes the study of the relationships between the Catholic publishers and the book market as well as the innovations and challenges posed by the competition among the different Catholic lines or between Catholicism and other religions.

Keywords Catholic Publishers, book, congregations religions, international circulation.

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