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A linguagem da cultura corporal sob o olhar de professores da educação infantil
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Palavras-chave

Educação física. Educação infantil. Cultura corporal

Como Citar

EHRENBERG, Mônica Caldas. A linguagem da cultura corporal sob o olhar de professores da educação infantil. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 25, n. 1, p. 181–198, 2015. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642487. Acesso em: 10 maio. 2024.

Resumo

O presente artigo versa sobre a possibilidade de reconhecer a cultura corporal como sistematizadora da linguagem do corpo, e essa, como fonte de produção do gesto e da expressão na Educação Infantil. O objetivo principal da pesquisa é identificar o entendimento de professores acerca da cultura corporal como objeto de estudo da Educação Física para a Educação Infantil. A metodologia seguiu o caminho da pesquisa qualitativa do tipo descritiva. Os resultados apontam que as práticas corporais são contempladas na Educação Infantil, porém nem sempre sob a chancela da Educação Física. Pautados pela historicidade esportiva da Educação Física, os professores entrevistados compreendem essa disciplina como desfavorável para estar na Educação Infantil. Diante disso, vislumbra-se a necessidade de apresentar e de ressignificar aos professores de Educação Infantil uma Educação Física contemporânea que compreenda a cultura corporal como sistematizadora da linguagem corporal.

Abstract

The article discusses the possibility of accepting the body culture as systematization of the body language, and the later as source of gesture and expression in childhood education. The main purpose of the research was to identify the teachers understanding of the body culture as an object of study of Physical Education for children. The methodology used was descriptive qualitative research. The results indicate that body practices are contemplated in childhood education, but not always under the auspices of Physical Education. The interviewed teachers, who tend to take into account only the Physical Education past concern with sports, perceive it as not suitable for childhood education. We thus see the need to reframe and present to the teachers of childhood education the meanings of the contemporary Physical Education, which understands the body culture as a systematization of the body language.

Keywords Body language, body culture, childhood education

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