Banner Portal
“Práticas de pensamento” e o debate curricular: contribuições a partir de Foucault-Cortázar
Remote

Palavras-chave

Práticas de pensamento. Michel Foucault. Julio Cortázar. Pesquisa curricular. Genealogia

Como Citar

RIBEIRO, Cintya Regina. “Práticas de pensamento” e o debate curricular: contribuições a partir de Foucault-Cortázar. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 25, n. 1, p. 219–238, 2015. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642489. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

No âmbito educacional, questões relativas aos fundamentos e aos processos de conhecimento têm sido historicamente discutidas no campo do currículo. O artigo visa discutir essa centralidade da questão do conhecer, propondo um deslocamento da problematização do conhecimento para a do pensamento. Para tal, propõe a problematização do estatuto do conhecer por meio de investigações de “práticas de pensamento”. Metodologicamente, o estudo constrói um território de exterioridade tensionado entre educação, filosofia e literatura. A partir da filosofia, resgata o pensamento de Michel Foucault; a partir da literatura, focaliza o escritor Julio Cortázar. Alinhada às vertentes de crítica da linguagem, a análise aponta contribuições para o debate educacional, propondo outras hipóteses de trabalho de pesquisa curricular, ancoradas na necessidade ético-política de produzir genealogias de práticas de pensamento. Conclui, por meio da articulação Foucault-Cortázar, sobre a necessidade de problematização das práticas de pensamento no interior de nossos próprios campos de pesquisa.

Abstract

In education, issues related to knowledge processes have historically been discussed by curriculum studies. The article aims to discuss the question of knowing, through an investigation of the “practices of thought”. Methodologically, the study builds a territory of exteriority stretched among education, philosophy (Michel Foucault) and literature (Julio Cortázar). The analysis aims to contribute to the educational debate by proposing working hypotheses for curriculum research anchored in the ethical-political need of producing genealogies of “practices of thought”. It concludes, by articulating Foucault-Cortázar, to discuss the need of questioning the practices of thought in our own research areas.

Keywords Practices of thought, Michel Foucault, Julio Cortázar, curriculum studies, genealogy

Remote

Referências

BERMEJO, Ernesto González. Conversas com Cortázar. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002. 129p.

CORAZZA, Sandra. Para uma filosofia do inferno na educação: Nietzsche, Deleuze e outros malditos afins. Autêntica: Belo Horizonte, 2002. 103p.

CORAZZA, Sandra; TADEU, Tomaz. Composições. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. 129p.

CORTÁZAR, Julio. Octaedro. 6. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008. 125p.

CORTÁZAR, Julio. Todos os fogos o fogo. 8. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009. 205p.

DELEUZE, Gilles. Conversações, 1972-1990. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992. 232p.

FOUCAULT, Michel. A ética do cuidado de si como prática da liberdade. In: FOUCAULT, Michel. Ditos & escritos V – Ética, sexualidade, política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004a. p. 264-287.

FOUCAULT, Michel. Aula de 5 de janeiro de 1983. In: FOUCAULT, Michel. O governo de si e dos outros: curso no Collège de France (1982-1983). São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010. p. 3-39.

FOUCAULT, Michel. A verdade e as formas jurídicas. Rio de Janeiro: NAU, 1999. 158p.

FOUCAULT, Michel. Foucault estuda a razão de Estado. In: FOUCAULT, Michel. Ditos & escritos IV – Estratégia, poder, saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária: 2003. p. 317-322.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade II – O uso dos prazeres. 8. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1998. 232p.

FOUCAULT, Michel. Nietzsche, a genealogia e a história. In: FOUCAULT, Michel. Ditos & Escritos II – Arqueologia das ciências e história dos sistemas de pensamento. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005a.

FOUCAULT, Michel. O cuidado com a verdade. In: FOUCAULT, Michel. Ditos & escritos V – Ética, sexualidade, política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004b. p. 240- 251.

FOUCAULT, Michel. O pensamento do exterior. In: FOUCAULT, Michel. Ditos & escritos III – Estética: literatura e pintura, música e cinema. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001. p. 219-242.

FOUCAULT, Michel. O que é a crítica? (crítica ou Aufklärung). Tradução de Antônio C.

Galdino. Cadernos da F.F.C. – Faculdade de Filosofia e Ciências – UNESP, Marília, v. 9, n.1, p.169-189, 2000.

FOUCAULT, Michel. O que são as Luzes? In: FOUCAULT, Michel. Ditos & Escritos II – Arqueologia das ciências e história dos sistemas de pensamento. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005b. p. 335-351.

FOUCAULT, Michel. Theatrum Philosophicum. In: FOUCAULT, Michel. Ditos & Escritos II – Arqueologia das ciências e história dos sistemas de pensamento. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005c. p. 230-254.

LEVY, Tatiana Salem. A experiência do fora: Blanchot, Foucault e Deleuze. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2003. 132p.

REVEL, Judith. Dicionário Foucault. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2011. 195p.

REVEL, Judith. O pensamento vertical: uma ética da problematização. In: GROS, F. (Org.). Foucault: a coragem da verdade. São Paulo: Parábola Editorial, 2004. p. 65-87.

SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2002a. 154p.

SILVA, Tomaz Tadeu. (Org.). O sujeito da educação: estudos foucaultianos. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2002b. 258p.

TADEU, Tomaz; CORAZZA, Sandra; ZORDAN, Paula. Linhas de escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. 205p.

VEIGA NETO, Alfredo (Org.). Crítica pós estruturalista e educação. Porto Alegre: Sulina, 1995. 260p.

VEIGA NETO, Alfredo. Foucault e a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. 191p.

Proposições utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.