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“Práticas de pensamento” e o debate curricular: contribuições a partir de Foucault-Cortázar
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Palavras-chave

Práticas de pensamento. Michel Foucault. Julio Cortázar. Pesquisa curricular. Genealogia

Como Citar

RIBEIRO, Cintya Regina. “Práticas de pensamento” e o debate curricular: contribuições a partir de Foucault-Cortázar. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 25, n. 1, p. 219–238, 2015. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642489. Acesso em: 1 dez. 2024.

Resumo

No âmbito educacional, questões relativas aos fundamentos e aos processos de conhecimento têm sido historicamente discutidas no campo do currículo. O artigo visa discutir essa centralidade da questão do conhecer, propondo um deslocamento da problematização do conhecimento para a do pensamento. Para tal, propõe a problematização do estatuto do conhecer por meio de investigações de “práticas de pensamento”. Metodologicamente, o estudo constrói um território de exterioridade tensionado entre educação, filosofia e literatura. A partir da filosofia, resgata o pensamento de Michel Foucault; a partir da literatura, focaliza o escritor Julio Cortázar. Alinhada às vertentes de crítica da linguagem, a análise aponta contribuições para o debate educacional, propondo outras hipóteses de trabalho de pesquisa curricular, ancoradas na necessidade ético-política de produzir genealogias de práticas de pensamento. Conclui, por meio da articulação Foucault-Cortázar, sobre a necessidade de problematização das práticas de pensamento no interior de nossos próprios campos de pesquisa.

Abstract

In education, issues related to knowledge processes have historically been discussed by curriculum studies. The article aims to discuss the question of knowing, through an investigation of the “practices of thought”. Methodologically, the study builds a territory of exteriority stretched among education, philosophy (Michel Foucault) and literature (Julio Cortázar). The analysis aims to contribute to the educational debate by proposing working hypotheses for curriculum research anchored in the ethical-political need of producing genealogies of “practices of thought”. It concludes, by articulating Foucault-Cortázar, to discuss the need of questioning the practices of thought in our own research areas.

Keywords Practices of thought, Michel Foucault, Julio Cortázar, curriculum studies, genealogy

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