Banner Portal
Experiências de mídia-educação: estudando a fotografia no Ensino Médio
PDF

Palavras-chave

Mídia-educação. Media literacy. Fotografia. Ensino Médio. Leitura crítica

Como Citar

SIQUEIRA, Alexandra Bujokas; CARVALHO, Liana Catarina da Silva. Experiências de mídia-educação: estudando a fotografia no Ensino Médio. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 24, n. 3, p. 117–138, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642520. Acesso em: 12 nov. 2024.

Resumo

Relatam-se resultados de experimento com ensino da leitura crítica de fotografia para alunos do Ensino Médio. As atividades foram elaboradas a partir do conceito internacional de media literacy, que envolve leitura, produção de conteúdo, conhecimento técnico e habilidades para refletir sobre o próprio aprendizado. Foram realizadas quatro oficinas, onde os participantes analisaram imagens dos meios de comunicação, produziram e compartilharam fotos no site Flickr, aprenderam a usar editores de imagens e registraram o aprendizado em blogs individuais. Os resultados sugerem que os estudantes se engajam nas atividades, têm facilidade para aprender procedimentos técnicos necessários à produção de conteúdo, compreendem conceitos relacionados à leitura crítica, mas não conseguem aplicar o conhecimento na vida fora da sala da aula. Eles justificam essa dificuldade pelo fato de não terem oportunidades para se expressar, debater e usar a criatividade no cotidiano da escola. A experiência mostrou que a mídia-educação pode revolucionar práticas escolares desgastadas.

Abstract

This paper reports the results of an experiment on critical reading of images for high school students. The activities were designed according to the international concept of media literacy, which involves reading, content production, technical knowledge and skills to reflect on self-learning. Four workshops were held in which participants analyzed photos published in the mainstream media, produced and shared photos on Flickr, learned how to use a cloud computing image editor and reported their learning experience on individual weblogs. The results suggest that students engage with the activities, easily learn technical procedures for media content, understand concepts related to critical reading, but seem not to be able to apply the knowledge in their life outside the workshop room. They justify this difficulty by not having many opportunities to express themselves, to discuss and use creativity in everyday school life. The experience has shown that media education can potentially help to transform worn out pedagogical practices.

Keywords Media education. Media literacy. Photography. Secondary school. Critical reading.

PDF

Referências

BARTHES, R. O óbvio e o obtuso: ensaios sobre fotografia, cinema, pintura, teatro e música. Rio de Janeiro: Ed. Nova Fronteira, 1990.

BELLONI, M. L. O que é mídia-educação. Campinas, SP: Autores Associados, 2001. (Coleção polêmicas do nosso tempo; 78).

BEVORT, E.; BELLONI, M. L. Mídia-educação: conceitos, história e perspectivas. Educação & Sociedade, Campinas, v. 30, n. 109, p. 1081-1102, set./dez.2009. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302009000400008>. Acesso em: 21 nov. 2012.

BUCKINGHAM, D. Cultural studies goes to school: reading and teaching popular media. 2. ed. Londres: Taylor and Francis, 2004.

BUCKINGHAM, D. Media education: literacy, learning and contemporary culture. Cambridge: Polity Press, 2003.

EUROPEAN CONFERENCE ON MACHINE LEARNING – ECML. Carta europeia para uma literacia dos media. Disponível em: <http://www.euromedialiteracy.eu/index. php?Pg=charter&id=4>. Acesso em: 16 abr. 2008.

FEILITZEN, C. V.; CARLSSON, U. (Org.). A criança e a mídia: imagem, educação, participação. Brasília: Unesco; São Paulo: Cortez, 2002.

GOMES, P. G. O projeto de leitura crítica da comunicação da UCBC. In: KUNSH, M. M.

K. Comunicação e educação: caminhos cruzados. São Paulo: Loyola, 1986.

HALL, S. Da diáspora. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.

HALLORAN, J. D.; JONES, M. Learning about media: communications and society. Paris: Unesco, 1986. (Unesco papers).

HORTON JUNIOR, F. W. Understanding information literacy: a primer. Paris: Unesco, 2007.

MORAN, J. M. Desafios na comunicação pessoal. 3. ed. São Paulo: Paulinas, 2007.

PEREIRA, S. C. Mídia-educação no contexto escolar: mapeamento crítico dos trabalhos realizados nas escolas de ensino fundamental em Florianópolis. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 31., 2008, Caxambu. Anais... Caxambu, 2008. p. 1-16.

SIQUEIRA, A. B. Educação para a mídia como política pública: experiência britânica e referências para o Brasil. Comunicação & Política, Rio de Janeiro, v. 25, p. 73-100, 2007.

SIQUEIRA, A. B. O jornal e a educação: leitura crítica, comunicação e criatividade no Ensino Fundamental. 1999. 235 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Marília, 1999.

SOUZA, H. R. ; PEREIRA, J. A. C. Da academia para as comunidades: mudança de perfil do trabalho da UCBC na gestão Pedro Gilberto Gomes. PCLA. Revista Científica Digital, São Paulo, v. 4, n. 4, jul./ago./set. 2003. Disponível em: <http://www2.metodista.br/ unesco/PCLA/revista16/perfis%2016-1.htm.> Acesso em: 21 nov. 2012.

TYNER, K. Literacy in a digital world. Mahwa: Lawrence Erlbaum, 1998.

UNESCO. Teacher training curricula for media and information literacy – Report of the international expert group meeting UNESCO house. Paris:Unesco. 2008.

VERMELHO, S. C.; AREU, G. I. P. Estado da arte da área de educação & comunicação em periódicos brasileiros. Educação e Sociedade, Campinas, v. 26, n. 93, 2005.

Proposições utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.