Educação, infância e leitura: contribuições da teoria dos processos civilizadores de Norbert Elias

  • Juliana Bernardes Tozzi Colégio Rio Branco
Palavras-chave: Leitura e civilidade. Teoria dos processos civilizadores. Leitura e infância. Livros infantis

Resumo

O artigo se propõe a destacar algumas contribuições da teoria dos processos civilizadores do sociólogo alemão Norbert Elias para estudos na área da educação e da cultura que abordam a leitura, seus objetos e práticas, e, enfim, para os que versam sobre a produção e o consumo dos livros destinados à forma- ção das novas gerações. Num primeiro momento do texto, introduz-se a obra em que o autor desenvolve a teoria sobre os processos civilizadores, apresentando sua organização e premissas gerais. A seguir, discute-se como a compreensão sobre o processo de constituição das sociedades modernas ocidentais – seguindo as proposições de Elias – oportuniza fecundas contribuições para uma abordagem histórica e sociológica dos objetos de consumo cultural voltados à infância, especialmente os livros: objetos por excelência da “civilidade”.

Abstract

The article intends to highlight some contributions of the theory of the German sociologist Norbert Elias for studies in the area of education and culture which deal with reading, its objects and practices, and, especially, for studies regarding the production and consumption of books destined for new generations’ education. Firstly, the text introduces the work in which the author develops the theory on civilizing processes, with its organization and general assumptions. Next, it discusses how the understanding of the process for the formation of modern western societies – according to Norbert Elias’ ideas – presents productive contributions to a historical and sociological approach of the objects of cultural consumption destined to childhood, specially the books: objects by excellence of civility.

Key words Reading and civility. Theory of civilizing processes. Reading and childhood. Children’s books

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Biografia do Autor

Juliana Bernardes Tozzi, Colégio Rio Branco
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (2005) e mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2011). Tem experiência na área de Educação e Pesquisa, atuando principalmente nos seguintes temas: livro infantil, representações: leitura e infância, leitura e ensino, produção cultural para a infância. Trabalhou como docente da Educação Infantil e Ensino Fundamental I e com formação de professores; por ocasião do último trabalho, na rede particular de ensino, trabalhou na concepção e no desenvolvimento do curso de Iniciação à Filosofia para as séries do Ensino Fundamental I.

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Publicado
2016-01-04
Como Citar
Tozzi, J. B. (2016). Educação, infância e leitura: contribuições da teoria dos processos civilizadores de Norbert Elias. Pro-Posições, 24(2), 127-145. Recuperado de https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642632
Seção
Artigos