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Educação, infância e leitura: contribuições da teoria dos processos civilizadores de Norbert Elias
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Palavras-chave

Leitura e civilidade. Teoria dos processos civilizadores. Leitura e infância. Livros infantis

Como Citar

TOZZI, Juliana Bernardes. Educação, infância e leitura: contribuições da teoria dos processos civilizadores de Norbert Elias. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 24, n. 2, p. 127–145, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642632. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O artigo se propõe a destacar algumas contribuições da teoria dos processos civilizadores do sociólogo alemão Norbert Elias para estudos na área da educação e da cultura que abordam a leitura, seus objetos e práticas, e, enfim, para os que versam sobre a produção e o consumo dos livros destinados à forma- ção das novas gerações. Num primeiro momento do texto, introduz-se a obra em que o autor desenvolve a teoria sobre os processos civilizadores, apresentando sua organização e premissas gerais. A seguir, discute-se como a compreensão sobre o processo de constituição das sociedades modernas ocidentais – seguindo as proposições de Elias – oportuniza fecundas contribuições para uma abordagem histórica e sociológica dos objetos de consumo cultural voltados à infância, especialmente os livros: objetos por excelência da “civilidade”.

Abstract

The article intends to highlight some contributions of the theory of the German sociologist Norbert Elias for studies in the area of education and culture which deal with reading, its objects and practices, and, especially, for studies regarding the production and consumption of books destined for new generations’ education. Firstly, the text introduces the work in which the author develops the theory on civilizing processes, with its organization and general assumptions. Next, it discusses how the understanding of the process for the formation of modern western societies – according to Norbert Elias’ ideas – presents productive contributions to a historical and sociological approach of the objects of cultural consumption destined to childhood, specially the books: objects by excellence of civility.

Key words Reading and civility. Theory of civilizing processes. Reading and childhood. Children’s books

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