O infame solitário: o que o documentário Solitário Anônimo pode acrescentar aos debates sobre educação em saúde?

  • Ana Claudia Coelho Oliveira Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Vera Helena Ferraz Siqueira Universidade Federal do Rio de Janeiro
Palavras-chave: Saúde e educação. Profissional da saúde. Michel Foucault. Expressão audiovisual. Velhice

Resumo

Este artigo propõe reflexões sobre educação em saúde, particularmente no que diz respeito à formação ético-política dos profissionais da área, à luz das ideias de Michel Foucault. Toma o vídeo Solitário Anônimo, produzido em 2007 pela antropó- loga e docente Debora Diniz, como desencadeador dessas reflexões, particularmente no que tange à incidência do poder sobre a vida retratada na tensa relação entre paciente idoso e agentes de cuidado na cena hospitalar. Busca articular o pensamento foucaultiano com as noções de normal/patológico, saú- de/doença, risco em saúde e qualidade de vida, substratos de práticas e teorias no campo da educação em saúde.

Abstract

This article presents reflections on health education, mainly related to the ethical and political formation of health professionals, inspired on Michel Foucault’s ideas. It takes the documentary ‘Alone and Anonymous’, produced in 2007 by the anthropologist and professor Debora Diniz, as a trigger for such reflections, more particularly as it relates to the incidence of power over life represented on the tense relationship between an old patient and health care providers in a hospital scenario. It attempts to articulate Foucault’s concepts with the notions of normal/pathological, health/disease, health risks and quality of life, which underlie practices and theories in the area of health education.

Key words Health and education. Health professional. Foucault. Michel. Audiovisual expression. Old Age

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Biografia do Autor

Ana Claudia Coelho Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Graduada e licenciada em Psicologia pela UFRJ (1994/95), participou de pesquisas no campo da Tanatologia desde a graduação, tornando-se coordenadora adjunta do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Tanatologia do Instituto de Psicologia da UFRJ (1997 a 1999), sob a coordenação da Profa Dra Wilma da Costa Torres. Titulou-se mestre em Educação em Ciências e Saúde pelo Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde NUTES/UFRJ (2011).
Vera Helena Ferraz Siqueira, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Possui graduação em Psicologia - University of Texas at Austin (1974), mestrado em Tecnologia Educacional pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1978) e doutorado em Educação - Columbia University (1986). Atualmente é professora associada IIV da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no Laboratório de Linguagens e Mediações do NUTES/UFRJ.

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Publicado
2016-01-04
Como Citar
Oliveira, A. C. C., & Siqueira, V. H. F. (2016). O infame solitário: o que o documentário Solitário Anônimo pode acrescentar aos debates sobre educação em saúde?. Pro-Posições, 24(2), 147-164. Recuperado de https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642633
Seção
Artigos

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