De longe e de perto: crítica ao discurso acadêmico territorializado

  • Marco Antonio Coelho Bortoleto Universidade Estadual de Campinas
  • Maria Luisa Bellotto Universidade Estadual de Campinas

Resumo

Deparamo-nos com uma obra na qual as experiências de pesquisa, o itinerário pessoal e a atuação acadêmica em instituições norte- americanas tecem um diálogo entre dois colegas acerca da justiça social, da opressão, da colonização e, principalmente, da descolonização na produção do conhecimento. Um diálogo que discute ainda as metodologias e as ideologias que envolvem a pesquisa em ciências humanas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Antonio Coelho Bortoleto, Universidade Estadual de Campinas
Graduado (Licenciatura Plena) em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba (1997), Mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e Doutorado pela Universidade de Lleida (2004) no Instituto Nacional de Educação Física da Catalunha (INEFC) na Espanha. Professor de Acrobacia na Escola de Circo de Barcelona (Espanha, 2001-2005).
Maria Luisa Bellotto, Universidade Estadual de Campinas
Graduada em Nutrição pela Universidade Metodista de Piracicaba (2000), possui doutorado em Educação (Intervenció Psicopedagogica en la Diversitat) - Universitat de Lleida-Espanha (2006). Experiência na área de Nutrição, com ênfase em Nutrição Esportiva. Docente dos cursos de Nutrição e Educação Física das Faculdades Metrocamp (Campinas).

Referências

FEIXA, C. P. Jóvenes, bandas y tribus. Barcelona: Ariel, 2008.

MURPHY, P.; WILLIAMS, J.; DUNNING, E. O futebol no banco dos réus: violência dos espectadores num desporto em mudança. Oeiras: Celta, 1994.

PROJOTA; RASHID; EMICIDA. Três temores. 2012 REIS, H. H. B. dos. Futebol e violência.

Campinas: Autores Associados, 2006.

VICTORA, C. G.; MOREIRA, C. B. Publica- ções científicas e as relações Norte-Sul: racismo editorial? Revista de Saúde Pú- blica, v.40, p.36-42, 2006. Edição especial. Disponível em: < http://www.scielosp.org/pdf/rsp/ v40nspe/30620.pdf >. Acesso em: 10 fev. 2013.

Publicado
2016-01-04
Como Citar
Bortoleto, M. A. C., & Bellotto, M. L. (2016). De longe e de perto: crítica ao discurso acadêmico territorializado. Pro-Posições, 24(2), 261-267. Recuperado de https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642653
Seção
Leituras e Resenhas

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)

1 2 > >>