Saberes docentes em formação. A pesquisa e a prática de ensino nas licenciaturas em Ciências Biológicas e História

Autores

  • Sandra Escovedo Selles Universidade Federal Fluminense
  • Everardo Paiva Andrade Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Saberes docentes. Formação de professores. Licenciaturas em Ciências Biológicas e História

Resumo

O artigo está estruturado em torno de três categorias – o conhecimento, as práticas docentes e as razões da escola – que orientam a exploração de relatórios de licenciandos de Ciências Biológicas e de História no contexto das Práticas de Ensino. As demandas dos licenciandos em torno da compreensão acerca das diferenças do conhecimento acadêmico, quando comparado ao conhecimento escolar, são discutidas. O artigo focaliza ainda as práticas docentes, na perspectiva dos licenciandos, evidenciando tanto suas tentativas de compreendê-las quanto sua rejeição aos motivos e aos métodos empregados pelos professores da escola. Por fim, trata das expectativas dos licenciandos sobre a escola, do esforço necessário para compreendê-la, a despeito de uma perspectiva detratora da realidade escolar

Abstract

The article is organized into three categories – knowledge, teaching practices and school reasons – which guide the analysis of the reports produced by future Biology and History teachers in the context of their pre-service education. The needs of the future teachers related to their understanding about the differences between academic knowledge and school knowledge are discussed. The article also focuses on teaching practices under the perceptions and efforts of the future teachers not only when they try to understand these practices but also when they reject teachers´ motives and methods employed by them at school. At last, the article addresses future teachers´ expectations related to the school and the necessary efforts to understand it, despite the negative perspective of the school context.

Key words Teachers’ knowledge. Pre-service Biology and History teacher education. Teaching practice

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Escovedo Selles, Universidade Federal Fluminense

Possui Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1978), Mestrado no Center For Applied Research In Education (CARE) - University of East Anglia (1989) e Doutorado no Center for Science Education - University of East Anglia (1992). Em 2006-2007, realizou estudos de pós-doutorado na Brown University, nos Estados Unidos e na Faculdade de Educação da USP. Professora Titular da Universidade Federal Fluminense foi coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação (2011-2013).

Everardo Paiva Andrade, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (1980), mestrado (2001) e também doutorado (2006) em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é professor adjunto da Faculdade de Educação da UFF, com experiência nas áreas de História e Educação, trabalhando sobretudo na formação profissional docente, com ênfase nos seguintes temas: formação de professores, ensino de história, docência e saberes docentes, currículo, conhecimento e cultura escolar. É vice-coordenador do CDC - Grupo de Pesquisa Currículo, Docência & Cultura, da Faculdade de Educação da UFF.

Referências

CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria e Educação, Porto Alegre, n. 2, p. 177-229, 1990.

CONTRERAS, J. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.

FERREIRA, M. S.; VILELA, M. L.; SELLES, S. E. Formação docente em Ciências Biológicas: estabelecendo relações entre a prática de ensino e o contexto escolar. In: SELLES, S. E.; FERREIRA, M. S. (Org.). Formação docente em Ciências: memórias e práticas. Niterói: Eduff, 2003. p. 29-46.

GAUTHIER, C. et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Edunijuí, 2006.

SELLES, S. E.; ANDRADE, E. P.; SALOMÃO, S. R. Tensões nas práticas docentes das disciplinas escolares Ciências/Biologia e História como fontes críticas para a formação inicial de professores. In: CONGRESSO INTERNACIONAL COTIDIANO, 3., 2010, Niterói. Anais... Niterói, RJ: FEUFF, 2010.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

VILELA, M.; SELLES, S. E.; ANDRADE, E. P. A produção de conhecimento na prática de ensino de Ciências Biológicas: investigando dimensões formativas em confronto. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIA – ENPEC, 7., 2009, Florianópolis. Anais... Florianópolis – SC, 2009.

Downloads

Publicado

2016-01-06

Como Citar

SELLES, S. E.; ANDRADE, E. P. Saberes docentes em formação. A pesquisa e a prática de ensino nas licenciaturas em Ciências Biológicas e História. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 24, n. 1, p. 109–122, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642664. Acesso em: 1 fev. 2023.

Edição

Seção

Dossiê