Entrevista com Janette Friedrich

Autores

  • Luci Banks-Leite Universidade Estadual de Campinas
  • Mauricio Ernica Universidade Estadual de Campinas

Resumo

É com grande prazer que a revista Pro-Posições apresenta esta entrevista de Janette Friedrich, nascida em Potsdam, na Alemanha do Leste, formada em Filosofia pela Universidade de Rostow-sur-le-don, na União Soviética, na década de 1980, e que, desde 1994, trabalha como professora da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (FAPSE) da Universidade de Genebra. Atuou também como Diretora de Pesquisa no Colégio Internacional de Filosofia em Paris e é membro do laboratório “História das teorias linguísticas” do Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS-França).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luci Banks-Leite, Universidade Estadual de Campinas

ivre-docente, Professora colaboradora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, co-coordenadora do GT Argumentação/Explicação: modos de construção/ constituição de conhecimento na ANPEPP. Graduada em Pedagogia, bacharelado e licenciatura (Universidade de São Paulo) e em Psicologia (Université de Genève) Mestre em Psychologie Génétique et Expérimentale (Université de Genève), D.E.A. en Sciences du Langage (Ecole de Hautes Etudes en Sciences Sociales), Doutorado em Linguística (Universidade Estadual de Campinas). Estágios de pós-doutorado (CAPES/MEC) nas Universidades de Paris V e de Paris XIII.Atua na área de Educação com ênfase em Psicologia, realiza pesquisas nos seguintes campos: desenvolvimento humano, linguagem-discurso e argumentação-conhecimento-escola. 

Mauricio Ernica, Universidade Estadual de Campinas

É docente do Departamento de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte (Delart) da Faculdade de Educação da Unicamp. Graduou-se em Ciências Sociais (USP, 1995), é mestre em Antropologia Social (Unicamp, 1999) e doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC-SP, 2006), tendo realizado parte de sua formação na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Genebra (2004-2005). De 1995 a 2012 atuou em projetos de intervenção e pesquisa em organizações da sociedade civil, especialmente o Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária e a Fundação Tide Setubal. De 2012 a 2013 foi professor da Universidade Federal de São Paulo - Campus Osasco. Seus temas de interesse são: educação, cultura e linguagem.

Downloads

Publicado

2016-01-06

Como Citar

BANKS-LEITE, L.; ERNICA, M. Entrevista com Janette Friedrich. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 24, n. 1, p. 243–264, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642671. Acesso em: 1 dez. 2022.

Edição

Seção

Diverso e Prosa