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As ONGs e a responsabilidade governamental com a escola básica no Brasil
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Palavras-chave

NGO. Right to education. Educational policy

Como Citar

GHANEM, Elie. As ONGs e a responsabilidade governamental com a escola básica no Brasil. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 23, n. 2, p. 51–65, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642886. Acesso em: 1 dez. 2024.

Resumo

Este texto apresenta alguns dos principais significados que as ONGs assumiram no Brasil, os quais as posicionam diante do desafio do direito à educação. Desafio que abarca, especialmente, a escolarização pública e a definição do campo público e do privado. Nos dois aspectos deste desafio, são descritas as perspectivas seguidas pelas ONGs: a paliativa, a inovadora, a de mudança ou a de pressão política. Em conclusão, afirma que a atuação das ONGs tem vagado com diferentes sentidos, desarticuladamente, no que se refere às condições para realizar a educação como direito: o fortalecimento tanto do Estado quanto da sociedade civil, a interlocução entre estes polos e a influência recíproca entre educação e sistema político
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