E. Claparède: os primeiros estudos sobre a psicologia das crianças pequenas no Institut Jean-Jacques Rousseau

Autores

  • Dominique Colinvaux Universidade Federal Fluminense
  • Luci Banks-Leite Universidade Estadual de Campinas

Resumo

Edouard Claparède, pesquisador genebrino que viveu de 1873 a 1940, é um nome bastante familiar no Brasil, particularmente para os que realizaram estudos universitários em psicologia e em pedagogia, em um período anterior a 1980. Vários de seus livros, escritos na primeira metade do século XX, eram frequentemente lidos pelos estudantes desejosos de melhor compreender o pensamento infantil e as ideias do movimento de renovação educacional, denominado “Escola Nova”. Entre eles, destacam-se: Psicologia da criança e pedagogia experimental (Psychologie de l´enfant et pédagogie expérimentale, 1905), A escola sob medida (L’école sur mesure, 1920) e A educação funcional (L’éducation fonctionnelle, 1931). Ele próprio esteve no Brasil em 1930, a convite de sua ex-aluna e colaboradora russa, Helena Antipoff, formada em Paris e em Genebra, cujo nome está estreitamente relacionado a importantes trabalhos no campo educacional em nosso país, particularmente em Minas Gerais e no Rio de Janeiro2

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dominique Colinvaux, Universidade Federal Fluminense

Dominique Colinvaux é graduada em Psicologia (Psychologie Génétique et Expérimentale) - Université de Genève, Suiça (1978), mestre em Psicologia - ISOP/ Fundação Getúlio Vargas - RJ (1987) e doutora em Educação - University of Reading, Grã-Bretanha (1992). Atualmente é professora adjunta da Faculdade de Educação (Graduação e Pós-Graduação) da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Ciências, seus interesses centrando-se principalmente nos processos de aprendizagem e nas atividades de laboratório. Mais recentemente, ainda na área de Educação, tem-se concentrado na pesquisa voltada para a criança pequena, articulando temas de desenvolvimento e aprendizagem infantil com questões de Educação Infantil

Luci Banks-Leite, Universidade Estadual de Campinas

Livre-docente, Professora colaboradora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, co-coordenadora do GT Argumentação/Explicação: modos de construção/ constituição de conhecimento na ANPEPP.

Referências

J. PIAGET, Le jugement et le raisonnement chez l’enfant (O julgamento e o raciocínio na criança), 343 p., Neuchâtel et Paris, Delachaux e Niestlé, 1924.

Downloads

Publicado

2016-01-12

Como Citar

COLINVAUX, D.; BANKS-LEITE, L. E. Claparède: os primeiros estudos sobre a psicologia das crianças pequenas no Institut Jean-Jacques Rousseau. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 23, n. 2, p. 217–220, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642896. Acesso em: 10 dez. 2022.

Edição

Seção

Diverso e Prosa