Crianças no tempo presente: a Sociologia da Infância no Brasil

Autores

  • Maria Walburga Santos Universidade Federal de São Carlos

Resumo

Transgressão. Invenção. Reconhecimento. Diversidade. Construção alternativa. Identidade. Expressões que as autoras e o autor da obra Sociologia da Infância no Brasil destacam em seus textos para dimensionar os estudos da infância como campo de pesquisa e área de conhecimento. Em cinco capítulos, o livro, lançado no segundo semestre de 2011, provoca inquietações nos seus leitores, à medida que explicita que o ator social criança, constantemente excluído e silenciado, ganha espaço e visibilidade nas Ciências Sociais, abandonando a condição de passivo no trato e na relação com a cultura e a sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Walburga Santos, Universidade Federal de São Carlos

Docente na Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas, atuando na área de Ensino de História e Geografia no curso de Pedagogia e desenvolvendo pesquisa com as temáticas infância, educação infantil, jogos e brincadeiras e comunidades quilombolas. Doutora (2010) e Mestre (2005) em Educação pela Universidade de São Paulo. Graduada (licenciatura e bacharelado) em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997).

Downloads

Publicado

2016-01-12

Como Citar

SANTOS, M. W. Crianças no tempo presente: a Sociologia da Infância no Brasil. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 23, n. 2, p. 235–240, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642899. Acesso em: 31 jan. 2023.

Edição

Seção

Leituras e Resenhas