Editorial

Autores

  • Luci Banks-Leite Universidade Estadual de Campinas

Resumo

Na última semana de 2011, uma boa notícia foi amplamente divulgada aos brasileiros: segundo estimativa de um Centro britânico de pesquisas econômicas, o Brasil encerraria o ano na posição de sexta economia mundial, superando, assim, o Reino Unido e com a perspectiva de ultrapassar a França, dentro de pouco tempo. Tal informação, sem dúvida, positiva, foi comemorada com cautela, mesmo nos meios governamentais. O próprio ministro da Fazenda, ao comentar esse fato, ressaltou os desafios a serem vencidos nas áreas social e econômica, para que o País possa ser considerado, efetivamente, avançado, e declarou que pode levar de 10 a 20 anos para que o padrão de vida do brasileiro seja semelhante ao do europeu. Aliás, é importante lembrar que o Brasil ocupa, segundo dados do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), o 87º lugar no ranking referente ao Índice de Desenvolvimento Humano – medida que leva em conta não apenas o Produto Interno Bruto (PIB) per capita, mas também a longevidade e a educa- ção –, atrás de alguns países da América Latina, como México, Chile, Argentina e Uruguai.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luci Banks-Leite, Universidade Estadual de Campinas

Livre-docente, Professora colaboradora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, co-coordenadora do GT Argumentação/Explicação: modos de construção/ constituição de conhecimento na ANPEPP. Graduada em Pedagogia, bacharelado e licenciatura (Universidade de São Paulo) e em Psicologia (Université de Genève) Mestre em Psychologie Génétique et Expérimentale (Université de Genève), D.E.A. en Sciences du Langage (Ecole de Hautes Etudes en Sciences Sociales), Doutorado em Linguística (Universidade Estadual de Campinas). Estágios de pós-doutorado (CAPES/MEC) nas Universidades de Paris V e de Paris XIII.Atua na área de Educação com ênfase em Psicologia, realiza pesquisas nos seguintes campos: desenvolvimento humano, linguagem-discurso e argumentação-conhecimento-escola.

Downloads

Publicado

2016-02-12

Como Citar

BANKS-LEITE, L. Editorial. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 23, n. 1, p. 9–12, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643222. Acesso em: 8 dez. 2022.

Edição

Seção

Editorial