Banner Portal
A pessoa religiosa na Sociologia da Religião de Georg Simmel
Remoto

Como Citar

PAULA, Patricia Amorim. A pessoa religiosa na Sociologia da Religião de Georg Simmel. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 23, n. 1, p. 203–207, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643235. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Georg Simmel (1858-1918), intelectual da Sociologia pouco conhecido e traduzido no meio acadêmico brasileiro, de origem judaica e nascido em Berlim, esteve junto aos principais teóricos de seu tempo: Max Weber e Ferdinand Tönnies, com os quais fundou a Sociedade Alemã de Sociologia. Sua experiência religiosa teve influência do catolicismo por parte do pai e do protestantismo por parte da mãe. Sob o protestantismo, casou-se e somente no fim de sua vida assumiu as raízes judaicas. Adepto de uma escrita ensaística para a produção de sua teoria sociológica, assim ele dialoga mais livremente com a filosofia, a antropologia e a psicologia, apresentando referências plurais como: Kant, Nietzche e Schopenhauer
Remoto

Proposições utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.