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Histórias de leituras: produzindo sentidos sobre Ciência e Tecnologia
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Palavras-chave

Educação em ciência e tecnologia. Formação de professores. Leitura

Como Citar

CASSIANI, Suzani; LINSINGEN, Irlan; GIRALDI, Patricia Montanari. Histórias de leituras: produzindo sentidos sobre Ciência e Tecnologia. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 22, n. 1, p. 59–70, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643279. Acesso em: 30 jun. 2024.

Resumo

A preocupação com o funcionamento da linguagem na educação científica e tecnológica tem-nos levado a percorrer caminhos que procuram desfazer a ilusão da transparência da linguagem. Trazemos uma reflexão sobre as atividades desenvolvidas no âmbito de uma disciplina na qual privilegiamos discussões sobre a noção de discurso e aprofundamentos acerca dos sentidos construídos sobre as relações entre ciência, tecnologia e sociedade (CTS). Entendemos que esses discursos não apenas comunicam sobre tais conteúdos, mas que aquilo que se fala e como se fala da/sobre ciência e tecnologia produz efeitos de sentidos. Além disso, compreendemos que aquilo que não é dito também contribui para a produção de sentidos. Dessa forma, enfatizamos o trabalho com as histórias de leituras de estudantes como uma forma pertinente de abordar a heterogeneidade de formações discursivas, estas pautadas em experiências, conhecimentos e expectativas, construídos ao longo de suas vidas, culminando em diferentes entendimentos sobre ciência e tecnologia.

Abstract:

The concern with the functioning of language in science and technology education has led us to ways that question the illusion of language transparency. In this work we present a reflection on the activities developed within a discipline in which we prioritize discussions on the concept of discourse and on meanings about Science, Technology and Society (STS) relations. We understand that these discourses do not only communicate about such content, but also what and how is spoken about science and technology produces effects of meaning. Moreover, we understand that what is not said also contributes to meaning build up. In this regard, we emphasize the work with the stories of students’ readings as an adequate way to understand the heterogeneity of discursive formations based on experiences, knowledge and experients build along their lives, , culminating in different understandings about science and technology.

Key words: Science and technolog. Education. Teacher education reading

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