Mimesis e rememoração da natureza no sujeito em Theodor W. Adorno: para pensar a educação do corpo na escola

  • Jaison José Jaison José Bassani Universidade Federal de Santa Catarina
  • Alexandre Fernandez Vaz Universidade Federal de Santa Catarina
Palavras-chave: Educação do corpo. Rememoração da natureza. Mimesis

Resumo

A partir das contribuições da Teoria Crítica da Sociedade, de Theodor W. Adorno, o presente trabalho dedica-se a uma reflexão epistemológica e pedagógica sobre o tema do corpo e suas expressões, em especial no que se refere a dois de seus motivos originais: a questão da mimesis e a da rememoração da natureza no sujeito. Como resultado, destaca-se a posição dialética que o corpo ocupa no processo de esquecimento e denegação da natureza no sujeito, na medida em que, se a ideia de natureza e da memória do sujeito em relação a ela é expressão de uma subjetividade incerta e petrificada, por outro lado, no entanto, a partir da valorização do comportamento mimético no âmbito das práticas corporais, constitui-se a possibilidade de resistência aos imperativos da racionalidade instrumental

Abstract: Based on the contributions from the Critical Theory of Society of Theodor W. Adorno, this paper makes an epistemological and pedagogical reflection on body and its expressions, specially on two original forces: mimesis and remembrance of nature in the subject. The body finds a dialectical place in the process of forgetting and refusing nature in the subject. If nature and the subject’s memory are an expression of an uncertain and stoned subjectivity, mimetic behavior in corporal practices is however a possibility or resistance against instrumental rationality.

Key words: Body education. Nature remembrance. Mimesis

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Biografia do Autor

Jaison José Jaison José Bassani, Universidade Federal de Santa Catarina
Licenciado em Educação Física (2003) e Doutor em Educação (2008) pela Universidade Federal de Santa Catarina. É vice-coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisa Educação e Sociedade Contemporânea (UFSC/CNPq), onde atua, principalmente, em atividades de pesquisa, extensão e orientação. É professor (Adjunto II) do Departamento de Educação Física e dos Programas de Pós-graduação em Educação e Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Desde abril de 2014 é coordenador do subprojeto Educação Física do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da UFSC. 
Alexandre Fernandez Vaz, Universidade Federal de Santa Catarina
Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 1995) e Doutor em Ciências Humanas e Sociais (Dr. Phil.) pela Gottfried Wilhelm Leibniz Universität Hannover, Alemanha, onde estudou com Detlev Claussen, Andreas Trebels, Regina Becker-Schmidt e Oskar Negt. Frequentou ainda os cursos de Psicologia (UFSC, IMES) e de Sociologia, Filosofia e Psicologia Social (Universidade de Hannover). 

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Publicado
2016-02-12
Como Citar
Jaison José Bassani, J. J., & Vaz, A. F. (2016). Mimesis e rememoração da natureza no sujeito em Theodor W. Adorno: para pensar a educação do corpo na escola. Pro-Posições, 22(1), 151-165. Recuperado de https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643285
Seção
Artigos