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Uma educação pela natureza: vida ao ar livre e métodos terapêuticos nas colônias de férias infantis do Estado de São Paulo (1940)
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Palavras-chave

Colônias de férias infantis. Naturez. Cidade. Educação do corpo. História

Como Citar

DALBEN, André; SOARES, Carmen Lúcia. Uma educação pela natureza: vida ao ar livre e métodos terapêuticos nas colônias de férias infantis do Estado de São Paulo (1940). Pro-Posições, Campinas, SP, v. 22, n. 1, p. 167–182, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643286. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

A montanha e o litoral afirmam-se no imaginário urbano paulista da década de 1940 como propícios locais para a instalação de colônias de férias infantis. O clima, a altitude, a água e o sol, são elementos naturais próprios dessas localidades, considerados cientificamente como instrumentos capazes de revigorar as fragilidades orgânicas das crianças que tiveram a sua saúde deteriorada pelos agitados ritmos e artifícios oriundos da vida urbana. Organizam-se, assim, nessas instituições extraescolares, procedimentos médico-educativos para as férias infantis, transformando-as em tempo destinado à educação e ao fortalecimento do corpo. O artigo tem por objetivo estudar essa educação do corpo realizada nas colônias de férias infantis que, ao privilegiar a natureza e seus elementos, afirma e desenha comportamentos e formas de uma vida higiênica para a cidade e seus moradores

Abstract:

The mountains and the coast are present in the urban imaginary of São Paulo State in the 1940’s as appropriate spots for summer camps. The climate, the altitude, the water and the sun are natural elements at these places, scientifically considered as instruments able to restore organic frailties of children who have their health spoiled by the disturbing pace and stratagems of their urban lifestyle. Therefore, educational and medical procedures are organized at these school holiday institutions, turning them into time dedicated to educate and strengthen the body. This article aims to study this education of the body performed in summer camps that, by privileging nature and its elements, reinforces and draws behaviors and manners of a hygienic lifestyle for the city and its dwellers.

Keywords: Summer camps. Nature. City. Education of the body. History

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