Banner Portal
Educação somática: limites e abrangências
Remote

Palavras-chave

Técnica corporal. Expressão corporal. Consciência corporal. Educação somática

Como Citar

LIMA, José Antonio de Oliveira. Educação somática: limites e abrangências. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 21, n. 2, p. 51–68, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643342. Acesso em: 30 jun. 2024.

Resumo

Este artigo faz considerações sobre as interfaces que o recente campo da educação somática mantém com as áreas da educação, da saúde e da arte e sobre a dificuldade de estabelecer seus limites, tanto pela atuação daqueles que se denominam seus “educadores”, quanto pelos profissionais que a disputam como campo de trabalho. O artigo propõe, ainda, ampliação de seu conceito, em função das premissas que a sustentam.

Abstract:

This article is about the interfaces that the young field of somatic education keeps with the areas of education, health and art. It also considers the difficulty of setting their limits, both through the performance of the so-called “educators” in the field and professionals who are trying to work as educators. The article also proposes the extension of the somatic education concept from the assumptions that support it.

Key words: Body technique. Body expression. Body awareness. Somatic education

Remote

Referências

ALCANTARA, Pedro. La technique Alexander. St.Jean de Braye: Dangles, 1997.

BERTHERAT, Thérèse. O correio do corpo. Novas vias da antiginástica. São Paulo: Martins Fontes, 1981.

BEST, David. Expression in movement and the arts: a philosophical enquiry. Londres: Lepus Books, 1974.

DERTOUZOS, Michael. Regroupement pour l’Education Somatique. Disponível em: . Acesso em: 13 jul. 2009.

DUMOUCHEL, Andrée. Éducation physique et éducation somatique: y a-t-il une réelle difference? Disponível em: <http://www.movimentoes.com/page-3e.htm>. Acesso em: 14 jul. 2009.

FELDENKRAIS, Moshe. Consciência pelo movimento. 4. ed. São Paulo: Summus, 1977.

FORTIN, Sylvie. Somatics: A tool for empowering modern dance teachers. In: SHAPIRO, S. B. Dance, power, and difference. Ontario: Human Kinetics, 1998. cap. 3, p. 49-74.

FORTIN, Sylvie. Educação Somática: novo ingrediente da formação prática em dança. Cadernos do GIPE-CIT. Grupo Interdisciplinar de Pesquisas e Extensão em Contemporaneidade, Imaginação e Teatralidade, n. 2, p. 40-55, 1999.

FORTIN, Sylvie; VIEIRA, Adriane; TREMBLAY, Martyne. Expérience corporelle des discours de la danse et de l’Education Somatique. In: FORTIN, S. (Dir.) Danse et santé. Du corps intime au corps social. Quebec: Presse de l’Université, 2008. cap. 4, p. 115-139.

HANNA, Eleanor C. What is Somatics? Somatics Educational Resources. Disponível em: <http://www.somatcsed.com/whatIs.html>. Acesso em 02 set. 2009.

HUANG, Al Chung-liang. Expansão e recolhimento – Essência do T’ai Chi. São Paulo: Summus, 1979.

INTERNATIONAL SOMATIC MOVEMENT EDUCATION AND THERAPY ASSOCIATION (ISMETA). Code of Ethics. Disponível em: <http://www.ismeta.org/ standards.html> Acesso em: 20 set. 2009.

LESAGE, Benoit. À corps se crée£accord secret de la constrution du corps en danse. In: ROUSIER, Claire. (Dir) Histoire de corps – à propos de la formation du danseur. Paris: Cité de la Musique, 1998. p. 61-83.

LIMA, José Antonio de Oliveira. Educação Somática: diálogos entre educação, saúde e arte no contexto da proposta de Reorganização Postural Dinâmica. Campinas, 2010. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

REGROUPEMENT POUR L’ÉDUCATION SOMATIQUE (R.E.S), Code de Déontologie. Disponível em: <http://www.education-somatique.ca/res/deontologie/>. Acesso em: 13 jul. 2009.

STRAZZACAPPA, M. Educação Somática: seus princípios e possíveis desdobramentos. Repertório Revista Acadêmica de Teatro e Dança, v. 2, p. 48-54, 2009. (Edição Eletrônica). Disponível em: <http://www.revistarepertorioteatroedança.tea.ufba.br/>. Acesso em: 06 fev. 2010.

Proposições utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.