Banner Portal
O encontro entre dança e educação somática como uma interface de questionamento epistemológico sobre as teorias do corpo
Remote

Palavras-chave

Dança. Educação somática. Corpo. Epistemologia

Como Citar

DOMENICI, Eloisa. O encontro entre dança e educação somática como uma interface de questionamento epistemológico sobre as teorias do corpo. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 21, n. 2, p. 69–85, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643343. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

Neste artigo, destaco a sinergia entre a educação somática e a dança, como um subespaço de produção de conhecimento qualificado sobre o corpo. Considero que as práticas de educação somática possibilitaram novos caminhos de investigação e criação, alterando profundamente os modos de fazer dança, para além da clássica epistemologia mecanicista em que se pauta o treinamento corporal tradicional. Minha hipótese é de que essa zona híbrida entre arte e ciência vem desestabilizando concepções importantes, tais como memória, cognição, movimento, hábito, natureza, cultura, entre outros, produzindo importantes subsídios na direção de novas epistemologias sobre o corpo

Abstract:

This article focuses on the collaboration between somatic education and dance as a sub-space for production of qualified knowledge on the body. It is argued that the practices of somatic education have provided new kinds of investigation and creation, making significant changes in the ways of making dance and producing new aesthetic concepts that present other ideas than the ones from the classical mechanist epistemology. Our hypothesis is that this hybrid zone between art and science has been mobilizing important conceptions, such as memory, cognition, movement, habit, nature, and culture, among others, producing an important support for new epistemologies on the body.

Key words: Dance. Somatic education. Body. Epistemology

Remote

Referências

ALEXANDER, Gerda. Eutonia. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

ALMEIDA, Naomar. Universidade nova. Textos críticos e esperançosos. Brasília. Editora da UnB, 2007.

ASLAN, Odette. Le corps en jeu. CNRS Editions, Paris, 1994.

BARTENIEFF, Ingmar; LEWIS, D.. Body movement: coping with the environment. New York: Gordon & Breach, 1980.

DAMÁSIO, António. O mistério da consciência. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

DOUD, Irene. Métaphores du toucher. Nouvelles de danse. Bruxelas: Contradanse, n.. 29, p. 19-29, 1996. EDELMAN, Gerald. Biologia da consciência. Lisboa: Instituto Piaget, 1992.

FELDENKRAIS, Moshe. Awareness through movement. New York: Harper and Row, 1972.

FORTIN, Sylvie. L’education somatic et la formation en danse. Nouvelles de Danse. Bruxelas : Contradanse, n.. 28, p. 15-30, 1996.

FORTIN, Sylvie. Quando a ciência da dança e a educação somática entram na aula de técnica de dança. Pro-Posições. Campinas: Editora da Unicamp, v.. 9, n., 2 (26), 1998.

FORTIN, Sylvie. Living in movement: devellopment of sommatic practices in different cultures. Journal of Dance Education. New Jersey, v.. 2, n.. 4, p. 128-136, 2002.

GODARD, Hubert. A propos des théories sur le mouvement. Marsyas. Paris, v. 16, p. 19-23, 1990.

GREINER, Christine. Butô – pensamento em evolução. São Paulo: Escrituras, 1998.

GREEN, Jill. Somatic Knowledge: the body as content and methodology in dance. Journal of Dance Education. New Jersey, v.. 2, n.. 4, p. 114-118, 2002.

HACKNEY, Peggy. Connexité et expressivité par les Bartenieff Fundamentals. Nouvelles de Danse. Bruxelas : Contradanse, n.. 28, p. 72-81, 1996.

LAKOFF, George ; JOHNSON, Mark. Philosophy in the flesh — the embodied mind and its challenge to Western Thought. New York: Basic Books, 1999.

LIMA, José António de Oliveira. O movimento humano: a práxis da corporalidade. Dissertação (Mestrado) — Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1994.

LIMA, José António de Oliveira. Educação somática: diálogos entre educação, saúde e arte no contexto da proposta da Reorganização Postural Dinâmica. Tese (Doutorado) — Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2010.

LOUPPE, Laurence. L’utopie du corps indéterminé. In : ASLAN, Odette (Org.). Le corps en jeu. Paris: CNRS Editions, 1994.

MILLER, Jussara. A escuta do corpo — sistematização da técnica Klauss Vianna. São Paulo: Summus, 2007.

NEVES, Neide. Klauss Vianna : estudos para uma dramaturgia corporal. São Paulo: Editora Cortez, 2008.

PRIGOGINE, Ilya; STENGERS, Isabelle. A nova aliança: metamorfose da ciência. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1997. 247p.

TANI, Go; FREUDENHEIM, Andréa Michele; MEIRA JÚNIOR, Cássio de Miranda; CORRÊA, Umberto Cesar. Aprendizagem motora: tendências, perspectivas e aplicações. Revista paulista de Educação Física, São Paulo, v.18, p.55-72, ago. 2004.

SACHS, Oliver. O homem que confundiu sua mulher com um chapéu. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

SMITH, N.S. Se mouvoir de l’interieur – un entertien avec Bonnie Bainbridge Cohen. Nouvelles de Danse Bruxelas : Contradanse, n.. 29, p. 30-43, 1996.

SMITH, Linda. Movement matters: the contributions of Esther Thelen. Biological Theory, v.1, n. 1, p. 87-89, 2006.

STRAZZACAPPA, Márcia. As técnicas corporais e a cena. In: GREINER, Christine e BIÃO, Armindo (Org.). Etnocenologia, textos selecionados. São Paulo: Annablume, 1998.

SWEIGARD, Lulu. Le mouvement imaginé. Nouvelles de Danse Bruxelas: Contradanse, n.. 28, p. 31-42. 1996.

THELEN, Esther; SMITH Linda. A dynamics systems approach to the devellopment of cognition and action. Cambridge: Bradford Books/MIT Press, 1994.

VISHNIVETZ, Berta. Eutonia, uma educação do corpo para o ser. São Paulo: Summus, 1995.

TODD, Mabel E.. The Thinking Body. Princeton Book Company, 1980.

Proposições utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.