Banner Portal
Do trabalho coletivo na escola: encontros na diferença
Remote

Palavras-chave

Formação de professores. Trabalho coletivo. Escola

Como Citar

CHALUH, Laura Noemi. Do trabalho coletivo na escola: encontros na diferença. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 21, n. 2, p. 207–223, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643351. Acesso em: 30 jun. 2024.

Resumo

O presente artigo trata da constituição de um grupo de formação composto por professoras das primeiras séries do Ensino Fundamental de uma escola municipal no interior do Estado de São Paulo. O grupo redefiniu a prática do reforço instituída na escola e assumiu a corresponsabilidade pela aprendizagem dos alunos dessas séries que precisavam de outros tempos para aprender. Esse fato potencializou o empenho conjunto das professoras ao promover um trabalho coletivo para acolher todas as crianças. A dimensão coletiva apareceu quando o grupo, perante os conflitos vividos a partir da prática escolar, tomou consciência deles e definiu objetivos e ações que possibilitaram aos seus alunos aprender. Explicita-se que desenvolver um trabalho coletivo não implica o apagamento das diferenças e considera-se que, com elas, é possível haver coincidência dos objetivos pelos quais os participantes de um grupo trabalham.

Abstract:

This article deals with the establishment of an educational group of teachers who work with early grades of primary education in a municipal school in the state of São Paulo. The group redefined the established practice of make-up classes established in the school and assumed the co-responsibility for the learning of those children who needed extra time for learning. This fact encouraged teachers to work together to promote a collective effort to help all children. The collective dimension appeared when teachers, aware of the conflicts experienced in school practice, defined objectives and actions that enabled students’ learning. We explicit that the development of collective work does not imply the absence of differences and consider that it is possible to agree on the objectives that the group’s participants work for, in spite of the differences.

Key words: Teacher education. Collective work. School

Remote

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1999.

CHALUH, Laura Noemi. Formação e alteridade: pesquisa na e com a escola. 2008. Tese (Doutorado em Educação): Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.

CORTESÃO, Luiza. O arco-íris na sala de aula? Processos de organização de turmas: reflexões críticas. Cadernos de Organização e Gestão Curricular. Instituto de Inovação Educacional, 1999. p. 1-23. Disponível em: <http://www.dgidc.min-edu.pt/inovbasic/biblioteca/ccoge08/index.htm> Acesso em: 20 jun. 2007.

DALBEN, Ângela Imaculada Loureiro de Freitas. Conselhos de classe e avaliação: perspectivas na gestão democrática da escola. Campinas, SP: Papirus, 2004. (Coleção magistério formação e trabalho pedagógico).

DAVINI, Maria Cristina. La formación docente en cuestión: política y pedagogía. Buenos Aires: Paidós, 2001.

FREIRE, Paulo. À sombra de mangueira. São Paulo: Olho D’Água, 2005.

FREITAS, Luiz Carlos de. Ciclos, seriação e avaliação: confrontos de lógicas. São Paulo: Moderna, 2003.

GAUTHIER, Clermont et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Tradução de Francisco Pereira. Ijuí: Unijuí, 1998. p. 457. (Coleção fronteiras da educação).

GIMENO SACRISTÁN, José. Docencia y cultura escolar:reformas y modelo educativo.Buenos Aires: Lugar Editorial, 1997.

KRAMER, Sonia. Por entre as pedras: arma e sonho na escola. 3. ed. São Paulo: Ática, 2003.

PÉREZ de LARA, Nuria. Escuchar al otro dentro de sí: II parte. [Buenos Aires: FLACSO, 2006]. Disponível em: <http://virtual.flacso.org.ar/mod/book/print.php?id=3911> Acesso em: 13 jun. 2006.

RIOLFI, Claudia. O amor à diferença no trabalho enlaçado no interior de grupos. Trabalhos em lingüística aplicada, Campinas, v. 39, p. 37-45, jan./jun. 2002.

SMOLKA, Ana Luiza. A criança na fase inicial da escrita: alfabetização como processo discursivo. 11. ed. São Paulo: Cortez; Campinas, SP: Unicamp, 2003. (Coleção passando a limpo).

SPÓSITO, Marília Pontes. Educação, gestão democrática e participação popular. In: BASTOS, João Baptista (Org.). Gestão democrática. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. p. 45-56.

ZEICHNER, Kenneth M. Formando professores reflexivos para uma educação centrada no aprendiz: possibilidades e contradições. In: ESTEBAN, Maria Teresa; ZACCUR, Edwiges (Org.). Professora-pesquisadora: uma práxis em construção. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. p. 25-54.

Proposições utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.