Banner Portal
A arte e a busca por justiça social
Remote

Como Citar

GREENE, Maxine. A arte e a busca por justiça social. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 21, n. 2, p. 247–255, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643354. Acesso em: 30 jun. 2024.

Resumo

É difícil falar ou escrever sobre arte e arte-educação, hoje, sem uma sensação incômoda, não apenas em relação aos acontecimentos catastróficos recentes, mas também em relação à constante erosão do apoio à arte. Certamente, quando olhados a partir do ponto de vista atual, constatamos que esses fatos estão relacionados, assim como a preocupação com a “segurança interna” está vinculada à negligência por parte de apoios sociais – educação, saúde, problemas de equidade, liberdade pessoal e da própria democracia. Não podemos reprimir as lembranças das tragédias ligadas ao World Trade Center (as mulheres viúvas, os órfãos, as palavras entrecortadas nos telefones celulares antes da morte). Também não podemos evitar o som repetitivo de “11/9”, como o infindo bater de um sino que não pode ser parado. Há os atentados suicidas que também captam a nossa atenção, as casas destroçadas, os refugiados em tantas fronteiras. Há uma sombra alongada da guerra junto com os avisos arrepiantes de ataques terroristas – bioterroristas, terroristas nucleares, especialistas sem rosto com veneno e gás. Também não totalmente fora de vista, as crianças de braços cortados, homens e mulheres esqueléticos pela Aids, terras tornadas improdutivas, os fantasmas de edifícios e barracos
Remote

Proposições utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.