Banner Portal
Formação política do adolescente no Ensino Médio: a contribuição da Filosofia
Remote

Palavras-chave

Filosofia. Ensino Médio. Ensino de filosofia. Formação filosófica. Cidadania

Como Citar

SEVERINO, Antônio Joaquim. Formação política do adolescente no Ensino Médio: a contribuição da Filosofia. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 21, n. 1, p. 57–74, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643370. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O trabalho parte da premissa de que a finalidade intrínseca da educação é a construção dos homens como sujeitos autônomos e que o Ensino Médio é mediação privilegiada do processo educacional para a constituição da identidade dos adolescentes, contribuindo, assim, para a construção de sua autonomia. E, no âmbito das mediações curriculares do Ensino Médio, a Filosofia tem papel relevante a desempenhar, encontrando sua legitimação última ao comprometer-se com a busca do sentido da existência humana. E, como essa existência constituise também pela condição social da espécie, torna-se íntimo e direto o vínculo do conhecimento com a dimensão política do existir histórico dos homens, pelo que a formação filosófica se articula à formação para a cidadania, entendida como a forma atual da realização humana mais completa em sua inserção social.

Abstract:

This work is based on the premise that the inherent purpose of education is the construction of man as an autonomous person and that high school is privileged mediation in the educational process for identity constitution in adolescents, thus contributing to the construction of autonomy. In the high school curriculum mediation, philosophy has an important role to play, as it meets its legitimacy with the commitment of pursuing the sense of human existence. Human existence, in its turn, is constituted by the social condition of the species, which establishes an intimate connection between knowledge and the political dimension of man’s historical existence. That connection explains how philosophical education is articulated to education for citizenship, which is understood as the most complete current form of full human achievement in man’s social insertion.

Key words: Philosophy. High school education. Philosophy teaching. Philosophica. Education; citizenship

Remote

Referências

LOMBARDI, J. Claudinei. A importância da abordagem histórica da gestão educacional. In: BITTENCOURT, Agueda B. et al. Estado, pensamento e criação. 2. ed. rev. ampl. Campinas: Unicamp, 2007. (Curso de Especialização em Gestão Educacional. v. 2. Gestores). p. 181- 188.

NEVES, Lúcia M. W.; LIMA, Júlio Cesar F. (Org.) Fundamentos da educação escolar do Brasil contemporâneo. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2007. 322 p.

RODRIGO, Lídia M. Filosofia em sala de aula: teoria e prática para o ensino médio. Campinas: Autores Associados, 2009. 280 p.

SEVERINO, Antônio J. Filosofia. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2007. 212 p.

SEVERINO, Antônio J. Filosofia: guia do professor. São Paulo: Cortez, 2009. 96 p.

SEVERINO, Antônio J. Educação, sujeito e história. São Paulo: Olho D´Água, 2002.

Proposições utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.