Banner Portal
Freire e Vygotsky: um diálogo com pesquisas e sua contribuição na Educação em Ciências
Remote

Palavras-chave

Freire e Vygotsky. Ensino de Ciência. Problematização. Significação conceitual

Como Citar

GEHLEN, Simoni Tormöhlen; MALDANER, Otavio Aloisio. Freire e Vygotsky: um diálogo com pesquisas e sua contribuição na Educação em Ciências. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 21, n. 1, p. 129–148, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643375. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O presente estudo constitui-se numa revisão de trabalhos que tomam como objeto de pesquisa as interlocuções entre o pensamento de Freire e Vygotsky na educação escolar, com o objetivo de explicitar os principais elementos explorados nessas articulações. Metodologicamente, a pesquisa compreende uma revisão em atas de eventos da área de Educação e Educação em Ciências e, mediante o emprego da Análise Textual Discursiva, examina as seguintes articulações entre as ideias de Freire e Vygotsky: linguagem, concepção de conhecimento e mediação. Sinaliza-se que os estudos identificados não dão a devida atenção à problematização, categoria fundamental em Freire, assim como pouco exploram a significação conceitual baseada em Vygotsky. Essas categorias podem contribuir no envolvimento e no nível de aprendizagem dos estudantes da Educação Básica, para as mudanças necessárias no Ensino de Ciências.

Abstract:

This study is a review of works focusing on interlocutions between Freire’s and Vygotsky’s thinking on school education. It aims at eliciting and clarifying the main elements explored in such connections. In methodological terms, this research is a review of records of education and science education events. Through discoursive textual analysis, we have studied language, knowledge conception and mediation as connections between Freire’s and Vygotsky’s ideas. We have observed that the identified studies do not provide the needed attention to problematization, an essential category for Freire, and they barely explore the conceptual signification based on Vygotsky. Considering the necessary changes in science teaching, these categories may contribute to elementary students’ involvement and learning level.

Key words: Freire and Vygotsky. Science education. Problematization. Conceptual signification

Remote

Referências

ALVES, S. M. P. Freire e Vigotski: o diálogo entre a pedagogia freireana e a psicologia históricocultural. Tese (Doutorado) — Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

CIRINO, M. M.; SOUZA, A. R. O discurso de alunos do ensino médio a respeito da “camada de ozônio”. Ciência & Educação, Bauru/SP, v. 14, n. 1, p. 115-134, 2008.

DELIZOICOV, D. Conhecimento, tensões e transições. Tese (Doutorado) — Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1991.

DELIZOICOV, D. Problemas e problematizações. In: PIETROCOLA, M. (Org.) Ensino de Física: conteúdo, metodologia e epistemologia em uma concepção integradora. Florianópolis: Editora da UFSC, 2002. p. 125- 150.

DELIZOICOV, D. La educación en Ciencias y la perspectiva de Paulo Freire. Alexandria. Revista de Educação em Ciência e Tecnologia. v. 1, n. 2, p. 37-62, 2008. Disponível em: . Acesso em: 20 de janeiro de 2009.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, P. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

GALIAZZI, M. C. Educar pela pesquisa: ambiente de formação de professores de Ciências. Ijuí: Unijuí, 2003.

GEHLEN, S. T.; AUTH, M. A.; AULER, D.; ARAÚJO, M. C. P; MALDANER, O. A. Freire e Vigotski no contexto da educação em Ciências: aproximações e distanciamentos. Ensaio— Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte/MG, v. 10, n. 2, 2008.

GEHLEN, S. T.; SCHROEDER, E.; DELIZOICOV, D. A abordagem histórico-cultural no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ENPEC), 6., 2007, Florianópolis. Atas...

GONÇALVES, F. P.; MARQUES, C. A. Contribuições pedagógicas e epistemológicas em textos de experimentação no ensino de química. Investigações em Ensino de Ciências, v. 11, n. 2, 2006. Disponível em: <http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID151/ v11_n2_a2006.pdf>. Acesso em: 13 mar. 2009.

LINDEMANN, R. H.; MUENCHEN, C.; GONÇALVES, F. P; GEHLEN, S. T. Biocombustívies e o ensino de Ciências: compreensões de professores que fazem pesquisa na escola. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias (REEC), v. 8 n. 2, 2009. Disponível em: <http://www.saum.uvigo.es/reec/Volumenes.htm>. Acesso em: 02 mar. 2009.

MALDANER, O. A. Situações de estudo no Ensino Médio: nova compreensão de educação básica. In: NARDI, R. (Org.). Pesquisa em ensino de Ciências no Brasil: alguns recortes. Escrituras: São Paulo, p. 237-253, 2007.

MALDANER, O. A.; ZANON, L. B. Situação de estudo: uma organização do ensino que extrapola a formação disciplinar em Ciências. Espaços da Escola. Ijuí: Unijuí, ano 11, n. 41, p. 45-60, 2001.

MARQUES, L. P.; MARQUES, C. A. Dialogando com Paulo Freire e Vygotsky sobre Educação. In: REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO (ANPED), 29., 2006, Caxambu/MG.

MONTEIRO, I. C. C.; GASPAR, A. Um estudo sobre as emoções no contexto das interações em sala de aula. Investigações em Ensino de Ciências. v. 12, n. 1, p. 71-84, 2007. Disponível em: . Acesso em: 10 fev. 2009.

MONTEIRO, M. A. A.; MONTEIRO, I. C. C.; VILLANI, A.; GASPAR, A. Motivação e interação social: o discurso do professor em uma atividade de demonstração. In:ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ENPEC), 6., 2007, Florianópolis. Atas....

MORAES, R. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação, Bauru/SP, v. 9, n. 2, p. 191-211, 2003.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva. Ijuí: Unijuí, 2007.

MORTIMER, E. F. Linguagem e formação de conceitos no ensino de Ciências. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2000.

MORTIMER, E. F.; SCOTT, P. Atividade discursiva nas aulas de Ciências: uma ferramenta sociocultural para analisar e planejar o ensino. Investigações em Ensino de Ciências, v. 7, n. 3, 2002. Disponível em: <http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID94/ v7_n3_a2002.pdf>. Acesso em: 20 mar. 2009.

MOURA, T. M. M. Aproximações entre as idéias de Freire e Vygotsky: importância para a prática pedagógica com jovens e adultos. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL PAULO FREIRE, 2001, Recife/PE.

MOURA, T. M. M. A prática pedagógica dos alfabetizadores de jovens e adultos: contribuições de Freire, Ferreiro e Vygotsky. 2. ed. Maceió: Edufal, 2004.

OSTERMANN, F.; CAVALCANTI, C. J. H; PRADO, S. D.; RICCI, T. S. F. Fundamentos da física quântica à luz de um interferômetro virtual de Mach-Zehnder. Revista Electrónica d Enseñanza de las Ciencias, v. 8 n. 3, 2009. Disponível em: <http://www.saum.uvigo.es/reec/ Volumenes.htm>. Acesso em: 01 out. 2009.

PEREIRA, A.; OSTERMANN, F.; CAVALCANTI, C. O ensino de Física Quântica na perspectiva sociocultural: uma análise de um debate entre futuros professores mediado por um interferômetro virtual de Mach-Zehnder. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 8 n. 2, 2009. Disponível em: <http://www.saum.uvigo.es/reec/Volumenes.htm>. Acesso em: 01 out. 2009.

PERNAMBUCO, M. M. C. A. et al. Projeto ensino de Ciências a partir de problemas da comunidade. In: SEMINÁRIO CIÊNCIA INTEGRADA E/OU INTEGRAÇÃO ENTRE AS CIÊNCIAS: TEORIA E PRÁTICA, 1988, Rio de Janeiro. Atas... Rio de Janeiro: Ed .UFRJ, 1988.

PINO, A. S. Semiótica e cognição na perspectiva histórico-cultural. Temas em Psicologia, n. 2, 1995.

PONTUSCHKA, N. N. (Org.) Ousadia no diálogo: interdisciplinaridade na escola pública. São Paulo: Cortez, 1993.

POZO, J. A.; SANZ, A.; GÓMEZ CRESPO, M. A.; LIMÓN, M. Las ideas de los alumnos sobre la Ciencia: una interpretación desde la Psicología cognitiva. Enseñanza de las Ciencias, Barcelona/Espanha v. 9, n. 1, p. 83-94, 1991.

RODRÍGUEZ-AROCHO, W. El tema de la conciencia en la psicología de Vygotski y en la pedagogía de Freire: implicaciones para la educación. In: ENCUENTRO NACIONAL DE EDUCACIÓN Y PENSAMIENTO, 10., 2000, San Juan/Puerto Rico. :. Disponível em: <http://generales.uprrp.edu/pddpupr/docs/El%20tema%20de%20la%20conferencia% 20Vygotsky,%20Freire.htm>. Acesso em: 20 dez. 2008.

SILVA, A. F. G. A construção do currículo na perspectiva popular crítica: das falas significativas às práticas contextualizadas. Tese (Doutorado) — Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.

TORRES, J. R.; GEHLEN, S. T.; MUENCHEN, C.; GONÇALVES, F. P; GONÇALVES, F. J. F.; LINDEMANN, R. H. Ressignificação curricular: contribuições da investigação temática e da análise textual discursiva. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, ABRAPEC: Belo Horizonte, v. 8, n. 2, p. 1-13, 2008.

VYGOTSKY, L. S. Incluye pensamento y lenguaje: conferencias sobre Psicología. Obras Escogidas II. Trad. José María Bravo. Madrid: Visor, 1982. (Coleción aprendizaje).

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

VYGOTSKY, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. Trad. Paulo Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. Trad. Jefferson Luiz Camargo. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

Proposições utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.