Banner Portal
Fotografia, currículo e cotidiano escolar
Remote

Palavras-chave

Fotografia. História oral. Currículo. Cotidiano escolar. Ensino Médio

Como Citar

ZAN, Dirce Djanira Pacheco. Fotografia, currículo e cotidiano escolar. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 21, n. 1, p. 149–161, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643376. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este texto discute o uso da fotografia como recurso metodológico no estudo do cotidiano de uma escola de Ensino Médio no interior de São Paulo. A pesquisa teve como objetivo central investigar o modo pelo qual o currículo de nível médio se realizava no âmbito da instituição. Além das análises de documentos relativos às reformas curriculares e de materiais levantados no arquivo da escola, a pesquisa valeu-se da metodologia da história oral para investigar as ações dos múltiplos sujeitos envolvidos no processo educativo. A partir do material fotográfico e da observação do cotidiano da escola, foi possível compreender os significados que a instituição possui para cada um deles e os sentidos de suas ações. Neste trabalho, pretendo discutir as possibilidades e os limites de pesquisas que trabalham com o cotidiano escolar apoiadas na metodologia acima referida, bem como o uso da imagem como linguagem privilegiada na coleta de depoimentos dos jovens estudantes

Abstract: This text is about the use of photography as a methodological resource in the study of the daily routine at a high school in a town in the state of São Paulo countryside. The main objective of the research was to investigate the way in which the high school curriculum was experienced in the institution. Besides the analysis of the documents related to the curriculum reforms and the material from the school records, the Oral History methodology was used in the research, in order to investigate the actions of the multiple subjects involved in the educational process. From the photographic material and the observation of the school daily routine, it was possible to understand the meanings given to each one of them in the institution and the significance of actions. This work is intended to discuss the possibilities and limitations of studies including the use of daily routines at schools, based on the Oral History methodology. It also brings a discussion on the use of images as a privileged kind of language when collecting information from young students.

Key words: Photography. Oral history. Curriculum. Daily routine at schools. High school

Remote

Referências

ARCE, José Manuel Valenzuela. Vida de barro duro: cultura popular juvenil e grafite. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1999.

ARROYO, Miguel. Experiências de inovação educativa: o currículo na prática da escola In: MOREIRA, Antônio Flávio (Org.) Currículo: políticas e práticas. Campinas: Papirus, 1999.

BENJAMIN, Walter. Textos escolhidos. In: Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1980.

DAYRELL, Juarez. A escola como espaço sócio-cultural. In: DAYRELL, Juarez. (Org.) Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1996.

DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico. Campinas: Papirus, 1993.

FOUCAULT, Michel. O sujeito e o poder. In: RABINOW, Paul; DREYSUS, Hubert. Michel Foucault: uma trajetória filosófica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.

KELLNER, Douglas. Lendo imagens criticamente; em direção a uma pedagogia pós-moderna. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Alienígenas na sala de aula. Petrópolis: Vozes, 1998.

MARESCA, Sylvain. Olhares cruzados. Ensaio comparativo entre as abordagens fotográfica e etnográfica. In: SAMAIN, Etienne (Org.). O fotográfico. São Paulo: Hucitec/CNPq, 1998.

MARTINS, José de Souza. A imagem incomum: a fotografia dos atos de fé no Brasil. Estudos avançados, São Paulo, v. 16, n. 45, 2002.

NEVES, Lucilia de Almeida. Memória, história e sujeito: substratos da identidade.Revista História Oral, Fortaleza, n. 3, 2000.

NOVAES, Sylvia. O uso da imagem na antropologia. In: SAMAIN, Etienne (Org.). O fotográfico. São Paulo: Hucitec; CNPq, 1998.

Proposições utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.