Banner Portal
Literatura infantil e produção de sentidos sobre as diferenças: práticas discursivas nas histórias infantis e nos espaços escolares
Remote

Palavras-chave

Diferença. Discursos. Literatura infantil. Espaços escolares. Estudos culturais

Como Citar

KLEIN, Madalena. Literatura infantil e produção de sentidos sobre as diferenças: práticas discursivas nas histórias infantis e nos espaços escolares. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 21, n. 1, p. 179–195, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643378. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma investigação que teve o objetivo de analisar como são produzidos jeitos de ver e jeitos de ser por meio das representações sobre o “outro” nos livros de literatura infantil e como essas representações vêm sendo re/produzidas nos espaços escolares por professores e alunos. A investigação desenvolveu-se em duas etapas distintas, articulando metodologias a partir de referencial teórico inscrito no campo dos Estudos Culturais em Educação, sendo elas a análise de discurso e o estudo de recepção. Percebe-se nos enredos uma demarcação da diferença como desvio, como alguém que se distingue/difere da maioria; descrevem-se situações de estranhamento que a presença do “outro” provoca; a esses personagens são atribuídos, em geral, o papel de vítima, herói ou vilão. Há a predominância da abordagem da boa e necessária convivência entre os diferentes e da aceitação e da tolerância, fazendo parte da lógica que perpassa as narrativas construídas por professoras e alunos.

Abstract:

This article presents the results of an investigation aiming at analyzing how ways of seeing and ways of being are produced through representations of the “other one” in children’s literature, as well as how those representations have been (re)produced by teachers and students at school. The investigation was developed in two distinct stages, combining methodologies based on theoretical grounds in Cultural Studies in Education: discourse analysis and reception study. In the stories, it is possible to notice the idea of difference as a deviation, as someone that is distinct/different from the majority of people. There are situations in which the presence of the “other one” is provocative; the characters of such situations are usually assigned the roles of victims, heroes or villains. The perspective of good, necessary living with different ones, as well as acceptation and tolerance, have prevailed in the logic that crosses narratives constructed by teachers and students.

Key words: Difference. Discourse. Children’s literature. School environments. Cultural studies

Remote

Referências

AMARAL, Lígia Assumpção. A diferença corporal na literatura: um convite a “segundas leituras”. In: SILVA, Shirley e VIZIM, Marli (Org.). Educação especial: múltiplas leituras e diferentes significados. Campinas/SP: Mercado de Letras; Associação de Leitura do Brasil – ALB, 2001. p. 131-161.

COMPANHIA EDITORA NACIONAL. Companhia Editora Nacional: catálogo. São Paulo: Nacional, 2005.

DU GAY, P. (Org). Production of culture/cultures of production. Londres: Sage/The Open University, 1997.

DUSCHATZKY, Silvia; SKLIAR, Carlos. O nome dos outros. Narrando a alteridade na cultura e na educação. In: LARROSA, Jorge; SKLIAR, Carlos. Habitantes de Babel. Políticas e poéticas da diferença. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. p. 119 – 138.

EDITORA ÁTICA. Literatura infantil: catálogo. São Paulo: Ática, 2005.

EDITORA ÁTICA. Catálogo virtual, São Paulo. Disponível em: <http://www.atica.com.br/ catalogo>. Acesso em: 22 jun. 2007.

EDITORA COMPANHIA DAS LETRINHAS. Companhia das Letrinhas: catálogo. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2005.

EDITORA CORTEZ. Literatura infantil e juvenil: catálogo. São Paulo: Cortez, 2005.

EDITORA FTD. Literatura infantil: Educação Infantil – 1º ciclo – 2º ciclo. Catálogo. São Paulo: FTD, [s.d.].

EDITORA MODERNA. Literatura: Educação Infantil – 1ª a 4ª séries. Catálogo. São Paulo: Moderna, 2006.

EDITORA NOVA FRONTEIRA. Infantil: catálogo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002.

EDITORA PAULINAS. Catálogo virtual. Disponível em: . Acesso em: 17 nov. 2006.

EWALD, François. Foucault e a norma. In: EWALD, François. Foucault a norma e o direito. Lisboa: Veja, 1993. p. 77-125.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 1996.

FOUCAULT, Michel.. A arqueologia do saber. 5. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1997.

GALPERIN, Cláudio. Draguinho: diferente de todos, parecido com ninguém. Ilustrações de Jairo Rodrigues e Luciano Lagares. 1. ed./5. impr. São Paulo: Ática, 2005. 48p.

HALL, Stuart. Identidades culturais na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 1997a.

HALL, Stuart. (Ed.) Representation: cultural representations and signifying practices. London: Sage/The Open University, 1997b.

HALL, Stuart. Reflexões sobre o modelo de codificação/decodificação: uma entrevista com Stuart Hall. In: HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG; Brasília: Unesco, 2003, p. 353-386 JOHNSON, Richard. O que é, afinal, Estudos Culturais. In: SILVA, Tomas Tadeu da (Org.) O que é, afinal, Estudos Culturais? Belo Horizonte: Autêntica, 1999. p. 7 - 131 LACERDA, Patrícia Monteiro. O olho invisível que nos vê: a narração da sociedade a partir da experiência da deficiência. In: SEMINÁRIO BRASILEIRO DE ESTUDOS CULTURAIS EM EDUCAÇÃO — SBECE, 1., 2004, Canoas. Anais... Canoas: Ulbra, 2004. CD-ROM.

MACHADO, Ana Maria. Menina bonita do laço de fita. 7. ed./11. impr. São Paulo: Ática, 2004.

SEFTON, Ana Paula; MARTINS, Jaqueline. Representações de corpo na literatura infantojuvenil. In: CARVALHO, Marie Jane Soares; ROCHA, Cristianne Maria Famer (Org.).

Produzindo gênero. In: ENCONTRO NACIONAL DA REDE BRASILEIRA DE ESTUDOS E PESQUISAS FEMINISTAS. Porto Alegre: Sulina, 2004. p. 279-291.

SILVA, Tomaz Tadeu da. O currículo como fetiche: a poética e a política do texto curricular. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

SILVA, Tomaz Tadeu da. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, Tomaz Tadeu da. Identidade e diferença. A perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis: Vozes, 2000.

p. 73-102.

SILVEIRA, Rosa Hessel. Contando histórias sobre surdos (as) e a surdez. In: COSTA, Marisa Vorraber (Org.) Estudos culturais em Educação. Porto Alegre: Editora Universidade/UFRGS, 2000. p. 175-204 SILVEIRA, Rosa Hessel. Professoras que as histórias nos contam. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

SILVEIRA, Rosa Hessel. Nas tramas da literatura infantil: olhares sobre personagens “diferentes”.

In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL “EDUCAÇÃO INTERCULTURAL, GÊNERO E MOVIMENTOS SOCIAIS”, 2., abril de 2003, Florianópolis. Promoção do Projeto Rizoma e UFSC. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/neccso/downloadtextos.html>. Acesso em: 21 out. 2007.

VEIGA NETO, Alfredo. Incluir para excluir. In: LARROSA, Jorge; SKLIAR, Carlos. Habitantes de Babel. Políticas e poéticas da diferença. Belo Horizonte: Autêntica, 2001, p. 105-118.

VIDIGAL, Luís. Entre o exótico e o colonizado: imagens do outro em manuais escolares e livros para crianças no Portugal Imperial (1890-1945). In: NÓVOA, Antônio; DEPAEPE, Marc; JOHANNINGMEIER, Erwin V.; ARANGO, Diana Soto (Ed.). Para uma História da Educação Colonial. Porto, Lisboa: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação; EDUCA, 1996. p. 379-419.

WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Identidade e diferença. A perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis: Vozes, 2000. p. 7-72.

ZUCCHETTI, Dinorá Tereza; KLEIN, Madalena; SABAT, Ruth. Marcas das diferenças nas políticas de inclusão social. Educação e Realidade — FACED, UFRGS, Porto Alegre, v. 32, n.1, p. 75-89, jan./jun., 2007.

Proposições utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.