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Espinosa e a liberdade de ensinar
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Palavras-chave

Espinosa
Bento de (1632-1677. Liberdade de ensinar. Tratado político. Filosofia da Educação

Como Citar

OLIVEIRA, Fernando Bonadia. Espinosa e a liberdade de ensinar. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 21, n. 1, p. 197–212, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643379. Acesso em: 30 jun. 2024.

Resumo

Este pequeno trabalho pretende interpretar o parágrafo 49 do oitavo capítulo do Tratado político, de Espinosa (1632-1677), que versa sobre as academias fundadas às custas da República. Nesse curto parágrafo, constante de sete linhas, o filósofo holandês afirma que essas academias servem mais para constranger o espírito do que para cultivá-lo e que, ao contrário, em uma República livre, dar-se-á a cada um a licença para ensinar publicamente, às suas custas e com o perigo de sua reputação. Tal fragmento relaciona-se diretamente ao vigésimo capítulo do Tratado teológico-político, outra obra do mesmo filósofo, que aborda a liberdade de pensar e de dizer. Este trabalho, através de uma interpretação do parágrafo 49, evidenciará, finalmente, que a liberdade de ensinar, na república livre pensada por Espinosa, situa-se entre a organização do imperium e a iniciativa do professor.

Abstract:

This brief work is intended at interpreting the 49th paragraph of the 8th chapter of Spinoza´s Political Treatise, about the academies founded by the Republic. In this short paragraph, with seven lines, the Dutch philosopher states that the academies supported by the Republic were useful rather to constrain one’s spirit than to cultivate it. He also states that in a free Republic, on the other hand, each person should be given a license to teach publicly, at his/her own risk (in terms of reputation) and expense. Such passage is strictly related to the 20th chapter of A Theologico-Political Treatise, written by the same author, approaching freedom of thought and speech. Through an interpretation of the 49th paragraph, this work will finally show that freedom of teaching, in a free republic as thought by Spinoza, is placed between the imperium organization and a teacher´s initiative.

Key words: Espinoza, Bento de (1632-1677. Freedom of teaching. Political Treatis. Educational philosophy

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Referências

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