Jaques-Dalcroze: música e educação

Autores

  • José Rafael Madureira Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha
  • Luci Banks-Leite Universidade Estadual de Campinas

Resumo

Émile Henri Jaques-Dalcroze nasceu em Viena no ano de 1865. Aos 10 anos, mudou-se para a Suíça, país de origem de todos os seus familiares, instalando-se na cidade de Genebra. Formou-se em piano e composição no Conservatório de Genebra, sob orientação de Hugo de Senger; depois disso, buscou consolidar sua carreira como artista, realizando estágios em Paris e Viena, onde recebeu orientações de Gabriel Fauré, Albert Lavignac, Vicent d’Indy, Léo Delibes, Hermann Graedener, Adolf Prosnitz, Robert Fucks e Anton Bruckner

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Rafael Madureira, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha

É professor de Dança e Rítmica junto ao Departamento de Educação Física da UFVJM e pesquisador líder do Grupo de Estudos em Métodos e Técnicas de Ensino de Dança, Teatro e Música (CNPq/UFVJM). Possui mestrado e doutorado em Educação, Linguagem e Arte pela UNICAMP e realizou especializações em dança na França sob a orientação de Françoise Dupuy. Foi professor na Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás e no Departamento de Linguagem e Arte da Faculdade de Educação da UNICAMP. Estuda a Estética Aplicada de François Delsarte e a Rítmica de Jaques-Dalcroze, tendo traduzido e publicado os ensaios Método Filosófico do Canto (1833) e Os Estudos Musicais e a Educação do Ouvido (1898)

Luci Banks-Leite, Universidade Estadual de Campinas

Livre-docente, Professora colaboradora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, co-coordenadora do GT Argumentação/Explicação: modos de construção/ constituição de conhecimento na ANPEPP. Graduada em Pedagogia, bacharelado e licenciatura (Universidade de São Paulo) e em Psicologia (Université de Genève) Mestre em Psychologie Génétique et Expérimentale (Université de Genève), D.E.A. en Sciences du Langage (Ecole de Hautes Etudes en Sciences Sociales), Doutorado em Linguística (Universidade Estadual de Campinas).

Downloads

Publicado

2016-02-15

Como Citar

MADUREIRA, J. R.; BANKS-LEITE, L. Jaques-Dalcroze: música e educação. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 21, n. 1, p. 215–218, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643380. Acesso em: 2 fev. 2023.

Edição

Seção

Diverso e Prosa