Banner Portal
Criança e cinema no exercício estético da amizade
Remote

Palavras-chave

Cinema. Criança. Amizade

Como Citar

MARCELLO, Fabiana de Amorim. Criança e cinema no exercício estético da amizade. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 20, n. 3, p. 215–230, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643398. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Busco, neste trabalho, percorrer os caminhos da amizade entre crianças e adultos em dois filmes: Central do Brasil, de Walter Salles (1998) e A língua das mariposas, de José Luis Cuerda (1999). Inicialmente, retomo algumas discussões acerca da temática da amizade, do caráter ético, político e também de criação que ela comporta, tomando como base os trabalhos de Michel Foucault. Em seguida, analiso os filmes em questão, buscando mostrar o quanto as alianças feitas entre amigos se traduzem, no cinema, em função da potência de uma relação, mas também em torno da possibilidade de a criança fazer-se potente e de potencializar outrem. Busco, portanto, falar da amizade como exercício de autotransformação, como busca e criação de si mesmo – enfim, a partir de práticas que não se fazem na solidão.

Abstract:

In this article I will follow the paths of friendship between children and adults in two films: Central Station, by Walter Salles (1998) and La Lengua de las Mariposas [Butterfly’s Tongue], by José Luis Cuerda (1999). First, I will recall some issues about the topic of friendship, as well as its ethical, political and creative character, drawing on Michel Foucault’s works. Then, I will analyze both films, seeking to show to what extent bonds between friends are translated, in a filmic way, as a result of the power of a relationship, and also of a child’s possibility of empowering himself or herself and others. I thus seek to discuss friendship as an exercise of self-transformation, as a search for and creation of oneself – through practices that cannot be undertaken in solitude.

Key words: Cinema. Child. Friendship

Remote

Referências

CALLIGARIS, Contardo. Folha de S. Paulo, São Paulo, 29 de novembro de 2007, Caderno Mais! p. 1. Texto disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/ fq2911200726.htm. Último acesso: novembro de 2007.

COSTA, Jurandir F. Prefácio. In: ORTEGA, Francisco. Arte e estética da existência em Foucault. Rio de Janeiro: Graal, 1999.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a Filosofia? Rio de Janeiro: Ed. 34, 2000.

FABRIS, Eli H. As marcas culturais da pedagogia do herói. In: REUNIÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO (ANPEd), 24., 2001, Caxambu. Anais... Caxambu, 2001. Texto disponível em http://www.anped.org.br/reunioes/24/ T0859862556596.doc. Último acesso: novembro de 2006. 14 p.

FOUCAULT, Michel. Les techniques de soi. In: FOUCAULT, Michel. Dits et ecrits IV. Paris: Gallimard, 1994a. p. 783-813.

FOUCAULT, Michel. Michel Foucault, une interview: sexe, pouvoir et la politique de l’identité. In: FOUCAULT, Michel.. Dits et ecrits IV. Paris: Gallimard, 1994b. p. 735-746.

FOUCAULT, Michel. À propos de la généalogie de l’éthique: un aperçu du travail en cours. In: FOUCAULT, Michel. Dits et ecrits IV. Paris: Gallimard, 1994c. p. 383-411.

FOUCAULT, Michel. A hermenêutica do sujeito. São Paulo: Martins Fontes, 2004a.

FOUCAULT, Michel. O cuidado com a verdade. In: FOUCAULT, Michel. Ditos e escritos V. Ética, sexualidade e política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004b. p. 240-251.

LARROSA, Jorge. As crianças e as fronteiras: várias notas a propósito de três filmes de Angelopoulos e uma coda sobre três filmes iranianos. In: LARROSA, Jorge; TEIXEIRA, Inês de C.; LOPES, José de S. M. A infância vai ao cinema. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. p. 51-73.

LOPONTE, Luciana G. Docência artista: artes, estética de si e subjetividades femininas.

208 p. Tese (Doutorado) — , Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.

MATILLA, Miguel. An agonistc education: a commentary on the conception of education in Nietzsche’s early work. Texto disponível em http://aparterei.com/ap194.htm, 1999. Último acesso: nov. 2003.

ORTEGA, Francisco. Arte e estética da existência em Foucault. Rio de Janeiro: Graal, 1999.

ORTEGA, Francisco. Para uma política da amizade: Arendt, Derrida, Foucault. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2000.

ORTEGA, Francisco. Genealogias da amizade. São Paulo: Iluminuras, 2002.

VALLET, François. L’image de l’enfant au cinéma. Paris: Les Éditions du CERF, 1991. Filmes citados A LÍNGUA das mariposas. Direção: José Luis Cuerda. Espanha, 1999. 96 min. Título em espanhol: La lengua de las mariposas.

A SOCIEDADE dos poetas mortos. Direção: Peter Weir. EUA, 1989. 129 min. Título em inglês: Dead poets society.

AO mestre, com carinho. Direção: James Clavell. Reino Unido, 1967. 105 min. Título em inglês: To sir, with love.

CENTRAL do Brasil. Brasil, 1998. 112 min CONRACK. Direção: Martin Ritt. EUA, 1974. 105 min.

CRAINQUEBILLE. Direção: Jacques Feyder. França, 1922. 74 min.

CUORE, lembranças do coração. Direção: Luigi Comencini. Itália, 1984. 115 min. Título em italiano: Cuore.

MARCELINO, pão e vinho. Direção: Ladislao Vajda. Itália/Espanha, 1954. 91 min. Título em espanhol: Marcelino, pan y vino.

MEU mestre, minha vida. Direção: John G. Avildsen. EUA, 1989. 109 min. Título em inglês: Lean on me.

VÍTIMAS da tormenta. Direção: Vittorio de Sica. Itália, 1946. 95 min. Título em italiano: Sciuscia

Proposições utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.