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Processos formativos constituídos no interior das instituições de Educação Infantil: uma experiência de formação continuada
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Palavras-chave

Formação continuada de professores. Educação Infantil. Processos formativos

Como Citar

ZAPELINI, Cristiane Antunes Espíndola. Processos formativos constituídos no interior das instituições de Educação Infantil: uma experiência de formação continuada. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 20, n. 2, p. 167–184, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643413. Acesso em: 30 jun. 2024.

Resumo

Este artigo apresenta a percepção dos professores da Educação Infantil sobre a formação continuada descentralizada, procurando entender como são constituídos os espaços formativos no interior das instituições de Educação Infantil. O processo de descentralização é uma política da Rede Educacional pesquisada, voltada a possibilitar que cada instituição educativa possa promover sua formação continuada, buscando trabalhar aquilo que é específico e contextual. Os temas aqui apresentados foram discutidos em minha pesquisa de mestrado, envolvendo uma creche da Rede Pública Municipal. Traz reflexões sobre a importância e a riqueza desse espaço formativo que, ao mesmo tempo que oportuniza ao professor estudos mais focalizados com relação à prática, à diversidade de temas e à construção coletiva dos saberes pedagógicos, exige que sejam criadas melhores condições para a efetivação desse processo, como manter um profissional que possa ser o formador dos professores, com competência para organizar, dinamizar e auxiliar nas reflexões sobre teoria e prática.

Abstract:

This article presents the perception of teachers of child education about continued decentralized education, trying to understand how educational spaces are developed within child education institutions. The process of decentralization is a policy of the Educational Network that has been planned to enable each educational institution to promote its continued education, seeking to work ons specific and contextual matters. The issues presented here were Abstract: This article presents the perception of teachers of child education about continued decentralized education, trying to understand how educational spaces are developed within child education institutions. The process of decentralization is a policy of the Educational Network that has been planned to enable each educational institution to promote its continued education, seeking to work ons specific and contextual matters. The issues presented here were discussed in my master’s research, involving a daycare center of the Municipal Public Network. It brings reflections about the importance and richness of this educational space which both provides the teacher with opportunities to carry out focused studies concerning the practice, diversity of topics and collective construction of educational knowledge and guarantees the creation of better conditions for making this process effective, such as having a professional who can train teachers, with the authority to organize and help boost reflections about theory and practice and the contrasts between them.

Key words: Continued teacher education. Child education. Training processes

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