Banner Portal
Linguagens do corpo: dimensões expressivas e possibilidades educativas da ginástica e da dança
PDF

Palavras-chave

Educação física. Dança. Ginástica

Como Citar

BRASILEIRO, Lívia Tenorio; MARCASSA, Luciana Pedrosa. Linguagens do corpo: dimensões expressivas e possibilidades educativas da ginástica e da dança. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 19, n. 3, p. 195–207, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643462. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O presente texto busca refletir sobre a dança e a ginástica como duas manifestações culturais que, entre outras, constituem o universo das linguagens do corpo, analisando os sentidos e os significados contidos em suas dimensões expressivas e apontando algumas orientações pedagógicas, particularmente para o campo da educação física.

Abstract:

The present text is aimed at stimulating a reflection on dance and gymnastics as two different cultural manifestations that, like others, belong to the universe of the body languages. The authors analyze the senses and meanings in the expressive dimension of dance and gymnastics and point to some pedagogical orientations, especially useful to the field of Physical Education.

Key words: Physical education. Dance. Gymnastics

PDF

Referências

BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino de arte. São Paulo: Perspectiva, 1999.

BOURCIER, Paul. História da dança no Ocidente. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

BRACHT, Valter. Educação Física: conhecimento e especificidade. In: SOUZA, Eustáquia Salvadora; VAGO, Tarcísio Mauro (Org.). Trilhas e partilhas. Belo Horizonte: Cultura, 1997. p.13-23.

_______. A constituição das teorias pedagógicas da Educação Física. Caderno CEDES — Corpo e Educação — Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES), Campinas, n. 48, p.69-88, 1999.

BRASILEIRO, Lívia Tenorio. O conhecimento no currículo escolar:O conteúdo dança em aulas de Educação Física na perspectiva crítica. 2001. Dissertação (Mestrado) — Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2001.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.

FERREIRA, Sulei (Org.). O Ensino das artes: construindo caminhos. Campinas: Papirus, 2001.

GONÇALVES, Maria Augusta Salim. Sentir, pensar, agir: corporeidade e educação. Campinas: Papirus, 1994.

HILDEBRANDT, Reiner. Concepções abertas no ensino da Educação Física. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1986.

MANACORDA, Mario Alighiero. Marx e a pedagogia moderna. São Paulo: Cortez; Autores Associados, 1991.

MARCASSA, Luciana. Metodologia do ensino da ginástica: novos olhares, novas perspectivas. Revista Pensar a Prática — Universidade Federal de Goiás, Goiânia, v. 7, n. 2, p.171-186, jul./ dez., 2004.

MARQUES, Isabel. Ensino de dança hoje: textos e contextos. São Paulo: Cortez, 1999.

MAUSS, Marcel. As técnicas corporais. In: MAUSS, Marcel. Sociologia e antropologia. São Paulo: EDUSP, 1974. p. 209-221.

RODRIGUES, José Carlos. O corpo liberado? In: STROZENBERG, I. (Org). De corpo e alma. Rio de Janeiro: Comunicação Contemporânea, 1987.

SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 12. ed. Campinas: Autores Associados, 1996.

SNYDERS, Georges. A alegria na escola. São Paulo: Manole, 1988.

SOARES, Carmen. Imagens da educação no corpo. Campinas: Autores Associados, 1998.

________. Corpo, conhecimento e educação: notas esparsas. In: SOARES, Carmen (Org.). Corpo e história. Campinas: Autores Associados, 2001. p.109-129

Proposições utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.