Banner Portal
Apresentação
PDF

Palavras-chave

Educação - Apresentação

Como Citar

SMOLKA, Ana Luiza Bustamante. Apresentação . Pro-Posições, Campinas, SP, v. 18, n. 3, p. 15–28, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643526. Acesso em: 27 jul. 2024.

Resumo

O convite para fazer a apresentação comentada do conjunto de textos deste dossiê foi para mim extremamente instigante. Entusiasmei-me logo de início com a possibilidade de participar da interlocução que vem se estabelecendo, já de longa data, entre as autoras, e que envolve questões de linguagem, conhecimento e relações de ensino, pelas quais sou também apaixonada. Os textos são resultantes dos estudos e das discussões num grupo de trabalho que reúne pesquisadores de vários Estados e universidades do País São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Rio Grande do Norte e que se formalizou como um GT da ANPEPP há mais de cinco anos. Os integrantes do grupo vêm trabalhando de maneira articulada e sistemática em investigações sobre a argumentação e a construção de conhecimento.

PDF

Referências

BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1981.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BILLIG, M. Arguing and thinking: a rhetorical approach to social psychology. Cambridge: Cambridge University Press, 1987.

CANDELA, A. Ciencia en aula. Los alumnos entre la argumentación y el consenso. México: Paidós, 1999.

FOUCAULT, M. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 1996.

KOCK, I. Argumentação e linguagem. São Paulo: Cortez, 1997.

RICOUER, Paul. O si mesmo como um outro. São Paulo: Papirus, 1991.

SANTOS, W.; MORTIMER, E.; SCOTT, P. A argumentação em discussões socio-científicas: reflexões a partir de um estudo de caso. 2002. Disponível em: http://www.fae.ufmg.br/abrapec/revistas/ v1n1a12.pdf

VALSINER, J.; LITVINOVIC, G. Le développement de la nouveauté dans le raisonnement. In: MORO, Christiane; SCHNEUWLY, Bernard; BROSSARD, Michel (Orgs.). Outils et signes: perspectives actuelles de la théorie de Vygotsky. Paris: Meter Lang, 1997.

VILLANI, C.E.; NASCIMENTO, S.S. A argumentação e o ensino de ciências: uma atividade experimental no Laboratório Didático de Física do Ensino Médio. VIII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. EPEF, Águas de Lindóia SP, 2002.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Pro-Posições

Downloads

Não há dados estatísticos.