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Aprendizagem e construção/constituição de conhecimento
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Palavras-chave

Aprendizagem. Construção de conhecimento. Indicadores de análise

Como Citar

COLINVAUX, Dominique. Aprendizagem e construção/constituição de conhecimento: reflexões teórico-metodológicas. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 18, n. 3, p. 29–51, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643527. Acesso em: 27 jul. 2024.

Resumo

Este texto focaliza uma aula de História desenvolvida com uma turma da 5ª série do Ensino Fundamental com o objetivo de discutir estratégias de pesquisa na investigação da aprendizagem e da construção de conhecimento em contextos escolares. A aprendizagem escolar é definida como processo de significação, que gera movimentos de compreensão do mundo material e simbólico. Destacamos as idéias de processo, significação e movimento e, em especial, de emergência de novidades que surgem na forma de novas informações, ou de um modo diferenciado de compreensão do assunto em pauta, seja ainda através de novas modalidades de uso da informação. A análise desdobra-se numa primeira etapa que caracteriza a tarefa proposta, o contexto e o encaminhamento do debate, a segunda etapa apontando para os movimentos de circulação de significações e as novidades aí presentes.

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Referências

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