Processos de construção do conhecimento: a argumentação em foco

Autores

  • Selma Leitão Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Aprendizagem. Argumentação. Construção do conhecimento. Ensino de História. Perspectiva dialógica

Resumo

A argumentação é aqui concebida como uma atividade discursiva que se caracteriza pela defesa de pontos de vista e consideração de perspectivas contrárias. A necessidade comunicativa de defender um ponto de vista e responder à oposição cria, no discurso, um processo de negociação no qual concepções sobre o mundo (conhecimento) são formuladas, revistas e transformadas. Partindo desta idéia, este artigo examina o papel mediador da argumentação na construção do conhecimento. Três pontos básicos sumariam a proposta apresentada: 1-o processo de negociação entre perspectivas contrárias confere à argumentação um potencial epistêmico (possibilidade de promover conhecimento) que a institui como mediador privilegiado no processo de construção do conhecimento; 2-esse potencial epistêmico é diretamente dependente das propriedades dialógico-semióticas que distinguem a argumentação de outras atividades discursivas; 3-o impacto da argumentação sobre a (trans)formação do conhecimento deve-se à sua possibilidade de engajar o argumentador num processo de revisão de suas próprias perspectivas.

Abstract

Argumentation is conceived here as a discursive activity characterized by the defense of viewpoints and the consideration of opposing perspectives. The communicative need to defend a point of view and respond to opposition in discourse creates a negotiation process in which conceptions regarding the world (knowledge) are formulated, reviewed and transformed. Grounded on this idea, the present text examines the mediating role of argumentation in knowledge building. Three basic points summarize the proposal: 1) the negotiation process between opposing perspectives confers argumentation on an epistemic potential (the possibility of promoting knowledge) which institutes it as a privileged mediator in the knowledgebuilding process; 2) this epistemic potential is directly dependent upon the dialogical-semiotic properties that distinguish argumentation from other discursive activities; and 3) the impact of argumentation on the (trans)formation of knowledge is due to its possibility of engaging the arguing subject in a process of reviewing his/her own viewpoints.

Key words: Argumentation. Knowledge building. Learning. History teaching. Dialogical perspective

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Biografia do Autor

Selma Leitão, Universidade Federal de Pernambuco

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1979), possui Mestrado em Psicologia (Psicologia Cognitiva) pela mesma universidade (1987), Doutorado em Psicologia pela University of Cambridge, Inglaterra (1993) e Pós-doutorado pela Clark University, EUA (2002), onde atuou como Visiting Scholar pelo período de um ano. Docente e pesquisadora da Universidade Federal de Pernambuco, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva do qual foi coordenadora no biênio 2013-2015. Professora visitante da Pós-Graduação em Psicologia do Instituto de Psicología da Universidade del Valle, Cali, Colômbia (2004), e do Postítulo em Estudios de la Argumentación do Centro de Estudios de la Argumentación e del Razonamiento (CEAR) da Universidad Diego Portales, Santiago do Chile (2008-2009).

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Publicado

2016-02-19

Como Citar

LEITÃO, S. Processos de construção do conhecimento: a argumentação em foco. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 18, n. 3, p. 75–92, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643529. Acesso em: 30 jun. 2022.

Edição

Seção

Dossiê