Banner Portal
Processos de construção do conhecimento
PDF

Palavras-chave

Aprendizagem
Argumentação
Construção do conhecimento
Perspectiva dialógica
Perspectiva dialógica

Como Citar

LEITÃO, Selma. Processos de construção do conhecimento : a argumentação em foco. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 18, n. 3, p. 75–92, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643529. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

A argumentação é aqui concebida como uma atividade discursiva que se caracteriza pela defesa de pontos de vista e consideração de perspectivas contrárias. A necessidade comunicativa de defender um ponto de vista e responder à oposição cria, no discurso, um processo de negociação no qual concepções sobre o mundo (conhecimento) são formuladas, revistas e transformadas. Partindo desta idéia, este artigo examina o papel mediador da argumentação na construção do conhecimento. Três pontos básicos sumariam a proposta apresentada: 1-o processo de negociação entre perspectivas contrárias confere à argumentação um potencial epistêmico (possibilidade de promover conhecimento) que a institui como mediador privilegiado no processo de construção do conhecimento; 2-esse potencial epistêmico é diretamente dependente das propriedades dialógico-semióticas que distinguem a argumentação de outras atividades discursivas; 3-o impacto da argumentação sobre a (trans)formação do conhecimento deve-se à sua possibilidade de engajar o argumentador num processo de revisão de suas próprias perspectivas.

PDF

Referências

ADAM, Jean-Michel. Les textes: types et prototypes. Paris: Nathan, 1992.

ALEIXANDRE, Maria P. J; MUÑOZ, Cristina P; CUADRADO, Virgínia A. Promoting reasoning and argument about environmental issues. In: ANDERSSON, Björn; HARMS, Ute; HELLDÉN, Gustav; SJÖBECK, Maj-Lis (Eds.). Research in didaktik of biology. Proceedings of the Second Conference European Researchers in Didaktik of Biology. University of Göteborg, November, p.217-232, 1998.

ANDRIESSEN, Jerry; BAKER, Michael; SUTHERS, Dan. Argumentation, computer support, and the educational context of confronting cognitions. In: ANDRIESSEN, Jerry; BAKER, Michael; SUTHERS, Dan. (Eds.). Arguing to learn: Confronting cognitions in computersupported collaborative learning environments. Cidade: Kluwer, 2003, p. 1-26.

BAKER, Michael. Argumentation and constructive interaction. In: RIJLAARSDAM, Gert; ESPÉRET, Eric (Eds. da série); COIRIER, Pierre; ANDRIESSEN, Jerry (Eds. do vol.). Studies in writing, v.5, Foundations of Argumentative text processing. Amsterdã: Amsterdam University Press, 1999, p.179-202.

BAKHTIN, Mikhail. The problem of the text in Linguistics, Philology, and the Human Sciences: An experiment in philosophical analysis. In: EMERSON, Caryl; HOLQUIST, Michael (Eds.). Speech genres and other late essays. Austin, TX: University of Texas Press, 1994, p.103- 131. (Originalmente publicado em 1952).

BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoievski. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005.

BAKHTIN, Mikhail/VOLOSHINOV, Valentin N. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec, 1995. (Originalmente publicado em 1929).

BAKHURST, David. A memória social no pensamento soviético. In: DANIELS, Harry (Org.). Uma introdução a Vygotsky. São Paulo: Loyola, 2002, p.229-254.

BALACHEFF, Nicolas. Is argumentation an obstacle? An invitation to a debate. Preuve International newsletter on the teaching and learning of mathematical proof, maio-junho 1999.

BOERO, Paolo. Argumentation and mathematical proof: a complex, productive, unavoidable relationship in mathematics and mathematics education. Preuve International newsletter on the teaching and learning of mathematical proof, julho-agosto 1999.

BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, textos e discursos. Por um interacionismo sócio- discursivo. São Paulo, Brasil: EDUC, 1999.

BROWN, Raymond. A. J.; RENSHAW, Peter. D. Collective argumentation: a sociocultural approach to reframing classroom teaching and learning. In: COWIE, Helen; VAN DER AALSVOORT, Geerdina (Eds.). Social interaction in learning and instruction: The meaning of discourse for the construction of knowledge. Amsterdã: Elsevier, 2000, p. 52-66.

CANDELA, Antonia. A construção discursiva de contextos argumentativos no ensino de ciências. In: COLL, César; EDWARDS, Derek (Eds.). Ensino, aprendizagem e discurso em sala de aula: aproximações ao estudo do discurso educacional. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998, p.143-169.

CHARAUDEAU, Patrick; MAINGUENEAU, Dominique. Dicionário de análise do discurso. São Paulo: Editora Contexto, 2004.

DE CHIARO, Sylvia; LEITÃO, Selma. O papel do professor na construção discursiva da argumentação em sala de aula. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 18, n. 3, 350-357, dezembro 2005.

DOUEK, Nadia. Argumentation and conceptualization in context: a case study on sunshadows in primary school. Educational studies in mathematics, Holanda, v. 39, n. 1-3, 89-110, junho 1999.

EDWARDS, Derek. Discourse and cognition. Londres: Sage, 1997.

FREEMAN, James B. Dialectics and the macrostructure of arguments. Berlim: Foris, 1991.

GERRITSEN, Susanne. Unexpressed premisses. In: VAN EEMEREN, Frans H. (Ed.). Crucial concepts in argumentation theory. Amsterdã: Amsterdam University Press, 2001, p. 51-79.

HEEN WOLD, Astri (Ed.). The dialigical alternative: Towards a theory of language and mind. Oslo: Scandinavian University Press, 1992.

JÄGER, Siegfried. Discourse and knowledge: theoretical and methodological aspects of a critical discourse and dispositive analysis. In: WODAK, Ruth; MEYER, Michael (Eds.). Methods of critical discourse analysis. Londres: Sage, 2001, p. 32-62.

KNIPPING, Christine. Argumentation structures in classroom proving situations. Disponível em: http://www.dm.unipi.it/~didattica/CERME3/proceedings/Groups/TG4/ TG4_Knipping_cerme3.pdf. Acesso em: 09 ago. 2005.

LAWRENCE, Jeanette. A.; VALSINER, Jaan. Making personal sense: an account of basic internalization and externalization processes. Worcester, MA, Theory & Psychology, v. 13, n. 6, 723-752, dezembro 2003.

LEITÃO, Selma. The potential of argument in knowledge building. Human development, v. 43, n. 6, 332-360, novembro-dezembro 2000.

LEITÃO, Selma. Analyzing changes in view during argumentation: A quest for method, Berlim, Forum Qualitative Sozialforschung/ Forum: Qualitative Social Research, v. 2(3), n. 2, setembro, 2001. Disponível em: http://ensciencias.uab.es/webblues/www/congres2005/htm/ aa.htm. Acesso em: 09 jul. 2007.

LEITÃO, Selma. Evaluating and selecting counterargument: studies of children rhetorical awareness. Londres, Written Communication, v.3, n.3, p.269-306, 2003.

LINELL, Per. Approaching dialogue: talk, interaction and contexts in dialogical perspectives. In: MALMKJAER, Kirsten (Series Ed.). v.3. Amsterdã: John Benjamins, 1998 (Série Studies in language and society 3).

LINELL, Per. Essentials of dialogism: Aspects and elements of dialogical approaches to language, communication and cognition. Trabalho não publicado. Linköping University, Suécia, 2006.

MARKOVÀ, Ivana. A three-step process as a unit of analysis in dialogue. In: MARKOVÀ, Ivana; FOPPA, Klaus (Eds.). The dynamics of dialogue. Nova Iorque/Londres: Harvest Wheatsheaf, 1990, p. 129-146.

MARKOVÀ, Ivana. Dialogicidade e representações sociais: as dinâmicas da mente. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.

MARKOVÀ, Ivana; FOPPA, Klaus (Eds.). Asymmetries in dialogue. Hemel Hempstead: Harvester Wheatsheaf, 1991.

PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. (Originalmente publicado em 1946).

PIAGET, Jean. A linguagem e o pensamento da criança. São Paulo: Martins Fontes, 1999. (Originalmente publicado em 1923) QUEIROZ, Salete. L; SÁ, Luciana P. Argumentação no ensino superior de Química: investigando uma atividade fundamentada em estudos de casos. Enseñanza de las Ciencias, Granada, Espanha, número extra, VII Congreso, setembro 2005. Disponível em: http:// ensciencias.uab.es/webblues/www/congres2005/htm/aa.htm. Acesso em: 09 jul. 2007.

ROMMETVEIT, Ragnar. Outlines of a dialogically based social-cognitive approach to human cognition and communication. In: HEEN WOLD, Astri (Ed.). The dialogical alternative: Towards a theory of language and mind. Oslo: Scandinavian University Press, 1992, p.19-44.

SILVESTRI, Adriana; BLANCK, Guillermo. Bajtín y Vigotski: la organización semiótica de la consciencia. Barcelona: Anthropos, 1993.

TOULMIN, Stephen Edelston. The uses of argument. Cambridge, Reino Unido: Cambridge University Press, 1990. (Originalmente publicado em 1958).

TOULMIN, Stephen Edelston. Os usos do argumento. São Paulo: Martins Fontes, 2001. (Originalmente publicado em 1958).

VAN EEMEREN, Frans H. et al. Fundamentals of argumentation theory: A handbook of historical backgrounds and contemporary developments. Mahwah, NJ: Erlbaum, 1996.

VAN EEMEREN, Frans H.; GROOTENDORST, Rob. Argumentation, communication, and fallacies. Hillsdale, NJ: Lawrence Erlbaum, 1992.

VAN EEMEREN, Frans H.; GROOTENDORST, Rob; KRUIGER, Tjark. Handbook of argumentation theory. Dordrecht-Holanda/Providence-EUA: Foris, 1987.

VAN REES, M. Agnès. Argument interpretation and reconstruction. In VAN EEMEREN, Frans H. (Ed.). Crucial concepts in argumentation theory. Amsterdã: Amsterdam University Press, 2001, p.165-199.

VIGOTSKI, Lev Semenovich. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2000. (Originalmente publicado em 1934).

WEINBERGER, Armin; FISHER, Frank. A framework to analyze argumentative knowledge construction in computer-supported collaborative learning. Computers & Education, v. 46, n. 1, 71-95 (janeiro, 2006).

WEINBERGER, Armin; STEGMANN, Karsten; FISHER, Frank. Computer-supported collaborative learning in higher education: Scripts for argumentative knowledge construction in distributed groups. In: KOSCHMANN, Timothy; SUTHERS, Daniel D; CHAN, TakWai (Eds.). Computer Supported Collaborative Learning 2005: The Next 10 Years! Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum, 2005, p. 717-726.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Pro-Posições

Downloads

Não há dados estatísticos.