Banner Portal
Atos cognitivos presentes na pesquisa e na prática em Educação. Idéias-valor que cercam a formação do pesquisador-professor
PDF

Palavras-chave

Metodologia
Pesquisa
Educação

Como Citar

MAZZA, Débora. Atos cognitivos presentes na pesquisa e na prática em Educação. Idéias-valor que cercam a formação do pesquisador-professor. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 18, n. 3, p. 181–193, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643534. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O artigo atenta para alguns atos cognitivos presentes na pesquisa e na prática em Educação: VER, OUVIR, FALAR, ESCREVER. Apresenta algumas particularidades de desenvolvimento destes atos cognitivos no trabalho de iniciação à pesquisa com alunos do curso de Pedagogia. Sugere as idéias-valor da multiplicidade e da diversidade como configuradoras do VER, OUVIR, FALAR e ESCREVER da pesquisa e da prática em Educação

Abstract:

This article looks into some cognitive acts which are present in educational research and practice: SEEING, LISTENING, SPEAKING and WRITING. The text presents some peculiarities in the development of these cognitive acts in working with an introduction to research with students from a Pedagogy course. It suggests the value-ideas of multiplicity and diversity as the ones which configure SEEING, LISTENING, SPEAKIG and WRITING in educational research and practice

Key words: Methodology. Research. Education

PDF

Referências

AZEVEDO, Fernando. Sociologia Educacional. Introdução ao estudo dos fenômenos educacionais e de suas relações com outros fenômenos sociais. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1940, 474p.

BOURDIEU, Pierre; CHAMBOREDON, Jean-Claude; PASSERON, Jean-Claude. Ofício de sociólogo. Metodologia da pesquisa na Sociologia. Petrópolis, R.J.: Vozes, 2004, 328p.

BROWN, Radcliffe. Estrutura e função na sociedade primitiva. Petrópolis: Vozes, 1973, 269p.

CARDOSO de OLIVEIRA, Roberto. O trabalho do antropólogo. 2.ed., Brasília: Paralelo 15; São Paulo: Editora Unesp, 2000, 220p.

DEMO, Pedro. Metodologia científica em Ciências Sociais. São Paulo: Atlas, 1981, 255p.

DUMONT, Louis. Essais sur l´individualisme: une perspective antropologique sur l´ideologie moderne. Paris: Editions du Seuil, 1983.

FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas. Portugália Editora: Lisboa, 1966, 502p.

GATTI, Bernardete A. A construção da pesquisa em Educação no Brasil. Brasília: Ed. Plano, 2002, 87p.

LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber. Manual de metodologia da pesquisa em Ciências Humanas. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda; Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999, 340p.

MATURANA, Humberto. Cognição, ciência e vida cotidiana. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001.

MAZZOTTI, Alda J. A. O debate atual sobre os paradigmas de pesquisa em Educação. Cadernos de Pesquisa, n.96, Fev.1996, p.15-23.

MENGA, Ludke; ANDRE, Marli E.D.A. Pesquisas em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986, 99p.

MILLS, C. Wright. A imaginação sociológica. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1972, 243p

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Pro-Posições

Downloads

Não há dados estatísticos.