Resumo
O artigo atenta para alguns atos cognitivos presentes na pesquisa e na prática em Educação: VER, OUVIR, FALAR, ESCREVER. Apresenta algumas particularidades de desenvolvimento destes atos cognitivos no trabalho de iniciação à pesquisa com alunos do curso de Pedagogia. Sugere as idéias-valor da multiplicidade e da diversidade como configuradoras do VER, OUVIR, FALAR e ESCREVER da pesquisa e da prática em Educação
Abstract:
This article looks into some cognitive acts which are present in educational research and practice: SEEING, LISTENING, SPEAKING and WRITING. The text presents some peculiarities in the development of these cognitive acts in working with an introduction to research with students from a Pedagogy course. It suggests the value-ideas of multiplicity and diversity as the ones which configure SEEING, LISTENING, SPEAKIG and WRITING in educational research and practice
Key words: Methodology. Research. Education
Referências
AZEVEDO, Fernando. Sociologia Educacional. Introdução ao estudo dos fenômenos educacionais e de suas relações com outros fenômenos sociais. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1940, 474p.
BOURDIEU, Pierre; CHAMBOREDON, Jean-Claude; PASSERON, Jean-Claude. Ofício de sociólogo. Metodologia da pesquisa na Sociologia. Petrópolis, R.J.: Vozes, 2004, 328p.
BROWN, Radcliffe. Estrutura e função na sociedade primitiva. Petrópolis: Vozes, 1973, 269p.
CARDOSO de OLIVEIRA, Roberto. O trabalho do antropólogo. 2.ed., Brasília: Paralelo 15; São Paulo: Editora Unesp, 2000, 220p.
DEMO, Pedro. Metodologia científica em Ciências Sociais. São Paulo: Atlas, 1981, 255p.
DUMONT, Louis. Essais sur l´individualisme: une perspective antropologique sur l´ideologie moderne. Paris: Editions du Seuil, 1983.
FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas. Portugália Editora: Lisboa, 1966, 502p.
GATTI, Bernardete A. A construção da pesquisa em Educação no Brasil. Brasília: Ed. Plano, 2002, 87p.
LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber. Manual de metodologia da pesquisa em Ciências Humanas. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda; Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999, 340p.
MATURANA, Humberto. Cognição, ciência e vida cotidiana. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001.
MAZZOTTI, Alda J. A. O debate atual sobre os paradigmas de pesquisa em Educação. Cadernos de Pesquisa, n.96, Fev.1996, p.15-23.
MENGA, Ludke; ANDRE, Marli E.D.A. Pesquisas em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986, 99p.
MILLS, C. Wright. A imaginação sociológica. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1972, 243p
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2016 Pro-Posições