Banner Portal
Histórias do currículo e currículos narrativos
PDF

Palavras-chave

História do currículo
História social
Memórias e narrativas
Testemunhos

Como Citar

MARTINS, Maria do Carmo. Histórias do currículo e currículos narrativos: possibilidades de investigação na história social do conhecimento. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 18, n. 2, p. 39–50, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643543. Acesso em: 30 jun. 2024.

Resumo

Neste artigo discorro sobre aspectos sócio-históricos da obra de Ivor F. Goodson, procurando contextualizá-la como obra historiográfica, e apresento algumas reflexões, em forma de diálogo com seus estudos curriculares denominados “currículos narrativos”. Tal diálogo é construído problematizando o tempo histórico e o tempo das memórias pessoais, a idéia de testemunhos, de experiências e de narrativas, considerando a possibilidade do rompimento com uma cultura escolar prescritiva.

PDF

Referências

GAGNEBIN, Jeanne Marie. Lembrar, escrever, esquecer. São Paulo: Editora 34, 2006.

GOODSON, Ivor. F. Sponsoring the teacher’s voice. In: GOODSON, I. (Org.) Learning, Curriculum and Life Politics – the selected works of Ivor Goodson. New York: Routledge, Taylor & Francis Group, 1991, 2005.

GOODSON, Ivor. F. Historia del Curriculum – la construcción social de las disciplinas escolares. Barcelona: Pomares- Corredor, 1995a.

GOODSON, Ivor. F. The Story so Far. In: GOODSON, I. (Org.). Learning, Curriculum and Life Politics – the selected works of Ivor Goodson. New York: Routledge, Taylor & Francis Group, 1995b, 2005.

GOODSON, Ivor. F. Dar voz ao professor: as histórias de vida dos professores e o seu desenvolvimento profissional. In: NÓVOA, A (Org.). Vida de Professores. Portugal: Porto Editora, 1995c.

GOODSON, Ivor. F. A Construção Social do Currículo. Portugal: Educa, 1997a.

GOODSON, Ivor. F. Representhing Teachers – Bringing teachers back in. In: GOODSON, Ivor. (Org.). Learning, Curriculum and Life Politics – the selected works of Ivor Goodson. New York: Routledge, Taylor & Francis Group, 2005, 1997b.

GOODSON, Ivor. F. Currículo em Mudança – Estudos na construção social do currículo, Portugal: Porto Editora, 2001.

GOODSON, Ivor. F. The Rise of the Life Narrative. Teacher Education Quarterly Fall, 13 p. 2006. Disponível em: http://findarticles.com/p/articles/mi_qa3960/is_200610/ai_n17197621

GOODSON, Ivor. Currículo, narrativa e o futuro social. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 35, 2007 (no prelo).

MARTINS, Maria do Carmo. E se o outro é o professor? Reflexões acerca do currículo e histórias de vida. In: GALLO, Silvio; SOUZA, Regina. Maria. Educação do preconceito ensaios sobre poder e resistência. Campinas: Alínea, 2004.

MARTINS, Maria do Carmo. Eu me lembro que escolhi... memória e poder na seleção dos conteúdos para o ensino. Abordagens no campo curricular. In: CORBALAN, Alejandra (Coord.). Enredados por la educación, la cultura y la política. Argentina: Editoral Biblos, 2005.

MARTINS, Maria do Carmo. História, Currículos e Práticas Pedagógicas: sobre memórias e narrativas. Anais da 29ª. Reunião Anual da ANPEd. Educação, Cultura e Conhecimento na contemporaneidade: desafios e compromissos. Caxambu, 2006.

SARLO, Beatriz. Tempo Passado – cultura da memória e a guinada subjetiva. MG: Editora UFMG e Companhia das Letras, 2007.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Pro-Posições

Downloads

Não há dados estatísticos.