Banner Portal
Experiências interdisciplinares e formação de professore(a)s de disciplinas escolares
PDF

Palavras-chave

Currículo
Formação de professores
Disciplina escolar
Cultura escolar

Como Citar

ROSA, Maria Inês Petrucci. Experiências interdisciplinares e formação de professore(a)s de disciplinas escolares: imagens de um currículo-diáspora. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 18, n. 2, p. 51–65, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643544. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Este artigo discute tensões presentes em práticas curriculares interdisciplinares entre professore(a)s da escola básica. A partir da metáfora do currículo disciplinar como loteamento de tempoespaços de experiências formativas, discutem-se alguns aspectos de duas investigações realizadas em contexto escolar. Tais pesquisas mostram potencialidades para uma ampliação discursiva sobre o currículo, levando à idéia de rompimento com a metáfora do loteamento e propondo a imagem da diáspora.

PDF

Referências

AIRES, J.A.; ERN, E. As pesquisas em história das disciplinas escolares podem problematizar a história hegemônica do ensino de ciências brasileiro: o que havia antes do “Sputnik”?. Anais do V ENPEC. Bauru: ABRAPEC, 2005.

BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, Brasília: Secretaria de Ensino Médio, 1999.

BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Políticas para o Ensino Médio. Brasília: Secretaria de Ensino Médio, 2006a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/ index.php?option=content&task=view&id=403&Itemid=389. Acesso em: 12 de abril de 2007.

BRASIL, Ministério da Educação. Ensino Fundamental de nove anos – orientações para inclusão da criança de seis anos de idade – + 1 ano é fundamental. Brasília: Secretaria de Ensino Médio, 2006b.

DAY, C. Desenvolvimento Profissional de Professores – os desafios da aprendizagem permanente. Coleção: Currículo, Políticas e Práticas. Porto: Porto Editora, 2001.

FERNANDES, A. T. C. Livro Didático em dimensões materiais e simbólicas. Revista Educação e Pesquisa, v.30, n.3, p.531-545, 2004.

GOODSON, I. Currículo: Teoria e História. 4.ed. Petrópolis: Editora Vozes, 1995.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. 7.ed. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2003(a).

HALL, S. Da Diáspora – identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003(b).

LATOUR, B.; WOOLGAR, S. A vida de laboratório. Rio de Janeiro: Relume–Dumará, 1997.

LOPES, A.C. Discursos curriculares na disciplina escolar química. Revista Ciência e Educação, v.11, n.2, 2005.

LOPES, A.R.C.; MACEDO, E. A estabilidade do currículo disciplinar: o caso das ciências. In: LOPES, A.C.; MACEDO, E. (Orgs.). Disciplinas e integração curricular: Histórias e políticas. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2002.

MUNAKATA, K. Dois manuais de história para professores: histórias de sua produção. Revista Educação e Pesquisa, v.30, n.3, São Paulo, set./dez. 2004.

ORTEGA, F. Para uma Política da Amizade – Arendt, Derrida e Foucault. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2000.

PALAMIDESSI, M. Tempo e currículo: o quadro de horário e a distribuição escolar das ocupações In: LOPES, A.R.C.; MACEDO, E. Currículo: debates contemporâneos. São Paulo: Cortez Editora, 2002.

PESSANHA, E.C.; DANIEL, M.E.B.; MENEGAÇO, M.A. Da história das disciplinas escolares à da cultura escolar: uma trajetória de pesquisa. Revista Brasileira de Educação, set/out/ nov/dez 2004, n.27.

PINHEIRO, M.A.M. Do centro às margens: memórias e(m) respingos de uma experiência curricular coletiva. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação). FE-Unicamp, Campinas, SP, 2006.

POPKEWITZ, T.S. Profissionalização e formação de professores: algumas notas sobre sua história, ideologia e potencial. In: NÓVOA, A. (Org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992.

QUINTINO, T.C. Alice no País das Maravilhas: Interdisciplinaridade, Currículo Integrado e um grupo de professores que mergulhou na toca do coelho. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação). FE – Unicamp, Campinas, SP.

ROSA, M.I.P. Professor(a) de... – fragmentos de identidades nos campos disciplinares. Trabalho apresentado como pôster na 29ª. Reunião Anual da ANPEd, Caxambu, MG, 2006. Disponível em: http://www.anped.org.br/reunioes/29ra/ 29portal.htm. Acesso em: 06 de maio de 2007.

WILLIAMS, R. Cultura. 2.ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Pro-Posições

Downloads

Não há dados estatísticos.