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Lutas sociais e currículos escolares
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Palavras-chave

Práticas educativas
Diálogo
Ação coletiva

Como Citar

PERNAMBUCO, Marta Maria Castanho Almeida; PAIVA, Irene A. Lutas sociais e currículos escolares: questões, intenções e práticas. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 18, n. 2, p. 67–76, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643545. Acesso em: 3 out. 2024.

Resumo

Considerando que as desigualdades sociais em nosso país são fruto de sua formação histórica, de um processo de modernização seletiva que se mantém presente nas mudanças do contemporâneo, busca-se compreender por que se colocam como chaves o gênero e o meio ambiente e por que se articulam em uma tentativa de superação pela emancipação social. As questões de gênero, meio ambiente, racismo e juventude que se destacavam nos discursos dos movimentos sociais aparecem na organização das instituições estatais e são colocadas para as escolas como demanda e horizonte de ação. Considerando que essas intenções já fazem parte da pauta das escolas, discute-se a forma como se tem dado e aponta-se a necessidade de uma reflexão sobre experiências que já estão em curso, como forma de romper com discursos evasivos que não conseguem mudar as práticas educativas nas escolas e nos movimentos sociais.

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Referências

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