Gênero, sexualidade e a produção de pesquisas no campo da educação: possibilidades, limites e a formulação de políticas públicas

Autores

  • Jane Felipe Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Gênero. Sexualidade. Educação

Resumo

O presente texto tem por objetivo discutir a produtividade do conceito de gênero como ferramenta teórica e política, abalando certezas tão firmemente alicerçadas em torno das diferenças biológicas, que serviram durante muito tempo para justificar as desigualdades entre homens e mulheres. A consolidação dos Estudos de Gênero, dos Estudos Gays e Lésbicos e da Teoria Queer no campo acadêmico traz a possibilidade de pensar que existem muitas formas de viver as masculinidades e as feminilidades e que estas são construções sociais e culturais, elaboradas minuciosamente por inúmeros discursos, áreas de conhecimento e instituições.

Abstract:

The main objective of the present text is to establish a discussion on the productivity of the gender concept as a theoretical and political tool, shaking ideas and concepts so firmly constructed around biological differences, that had served for so long to justify the inaqualities between men and women. The consolidation of the Gender Studies, the Gay and Lesbian Studies and the Queer Theory in the academic field brings the possibility of thinking about the many forms of living in the masculine and feminine styles, and observing that these forms are social and cultural constructions minutely elaborated in innumerable speeches, areas of knowledge and institutions

Key words: gender; sexuality; education

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Biografia do Autor

Jane Felipe, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação e Licenciatura Plena em Psicologia pela UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Educação pela UFF - Universidade Federal Fluminense - Niterói/RJ (1991), doutorado em Educação pela UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e pós doutorado na área de Cultura Visual, pela Universidad de Barcelona (bolsa CAPES - abril/2009 a fevereiro/2010). 

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Publicado

2016-02-19

Como Citar

FELIPE, J. Gênero, sexualidade e a produção de pesquisas no campo da educação: possibilidades, limites e a formulação de políticas públicas. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 18, n. 2, p. 77–87, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643546. Acesso em: 24 jan. 2022.

Edição

Seção

Dossiê

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