Banner Portal
Joanna Francesa e Dorian Gray
PDF

Palavras-chave

Currículo
Pós-modernidade
Linguagem
Imagem

Como Citar

ANDRADE, Elenise Cristina Pires. Joanna Francesa e Dorian Gray: passagens, paisagens e fronteiras em nomes, retratos, currículos. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 18, n. 2, p. 115–128, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643549. Acesso em: 18 maio. 2024.

Resumo

Passagens por paisagens e fronteiras que se diluem, se arruínam, se estilhaçam na desarticulação realidade-linguagem-representação-imagem em nomes, retratos e currículos. Transitar e ressoar pelo teatro da repetição proposto por Gilles Deleuze em Diferença e Repetição, como possibilidade de linhas de fuga do jogo da representação (re)firmado pela doutrina do juízo no entendimento de mundo segundo o pensamento platônico. Perambular pelas invasões e aprisionamentos de falas, idéias e silêncios de dez professores/as que se encontraram com um arquivo em Power Point no primeiro semestre de 2004 e com a autora deste texto, que também compôs uma tese (quase-tese) por esses meandros que clamam, não por clemência, mas pela potência de criação caótica da diferença pura produzida pela repetição.

PDF

Referências

AMORIM, Antonio Carlos R. Ponto.Ponto.ponto. Identidades, diferenças e imagens. Texto apresentado na 29ª Reunião Anual da ANPEd. Caxambu/MG. 17p. 2006.

ANDRADE, Elenise C. P. A superfície ex-cri(p)ta em professores e professoras: curri, corre, colares, dores simulando silêncios ensurdecedores. 2006. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Unicamp, Campinas, SP.

BAUDRILLARD, Jean. A troca impossível. Tradução Cristina Lacerda e Teresa Dias Carneiro da Cunha. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Kafka: por uma literatura menor. Rio de Janeiro: Imago, 1977.

DELEUZE, Gilles. Crítica e clínica. 1.ed., 1.reimpressão. São Paulo: Ed. 34, 2004.

DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. 2.ed. São Paulo: Graal, 2006.

DELEUZE, Gilles. Lógica do sentido. 4.ed., 2.reimpressão. São Paulo: Editora Perspectiva, 2003.

IFRAH, Georges. História Universal dos Números, 2 volumes. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1994.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Pro-Posições

Downloads

Não há dados estatísticos.