Banner Portal
O movimento de potência/impotência de ação de catadores de material reciclável
PDF

Palavras-chave

Práticas psi
Potência - Impotência de ação
Exclusão - Inclusão social
Políticas públicas
Cooperativismo

Como Citar

BARBOZA, Daiani; ZANELLA, Andréa Vieira. O movimento de potência/impotência de ação de catadores de material reciclável: o diálogo com a assessoria. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 18, n. 2, p. 147–166, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643556. Acesso em: 10 set. 2024.

Resumo

O presente trabalho é parte de uma pesquisa realizada com catadores de material reciclável de Criciúma-SC durante o processo de constituição e consolidação de sua associação, a RECESC. Tal processo, mediado pela atuação de uma equipe de assessoria interdisciplinar vinculada a uma universidade da região sul do Brasil, revelou-se complexo e multifacetado, uma vez que outros setores da sociedade, entre outros a Prefeitura Municipal e a proposta de um vereador para os catadores locais, apresentavam referenciais diferentes em relação ao projeto de autogestão da RECESC. Tais diferenciações engendraram a necessidade de uma análise contextualizada das propostas e práticas apresentadas à luz dos objetivos da associação, uma vez que as escolhas a serem feitas implicariam em significativas mudanças em seus sonhos de potencialização do empreendimento cooperativo ou na continuidade dos rumos já delineados, mas também puro devir.

PDF

Referências

ABREU, Fátima. Do lixo à cidadania: estratégias para a ação. Brasília: Caixa, 2001.

ALBUQUERQUE, Paulo Peixoto de. Autogestão: In: CATTANI, Antonio David (Org). A outra economia. Porto Alegre: Veraz, 2003. p.20-26.

BARBOZA, Daiani. O movimento de potência e/ou impotência de ação dos catadores de material reciclável de Criciúma/SC no que se refere à construção da sua cidadania. 2003a. Dissertação (Mestrado) UFSC, Florianópolis, SC.

BARBOZA, Daiani. A constituição do sujeito excluído catador de material reciclável e a construção da sua cidadania. In: PLONER, Katia S. (Org.) Ética e paradigmas na psicologia social. Porto Alegre: ABRAPSOSUL, 2003b, p. 225-236.

GÓES, M.C.R. A abordagem microgenética na matriz histórico-cultural: uma perspectiva para o estudo da constituição da subjetividade. Cadernos Cedes, n.50. Campinas: Papirus, 2000.

KAPRON, Sérgio; FIALHO, Ana Lúcia. Políticas públicas para a economia solidária. In: CATTANI, Antonio David (Org.). A outra economia. Porto Alegre: Veraz, 2003. p. 215- 219.

MARTÍN-BARÓ, I. O papel do psicólogo. Estudos de Psicologia, ano 2, n.1, 1997, p.18-24.

MEIRA, L. Análise microgenética e videografia: ferramentas de pesquisa em psicologia cognitiva. Temas em Psicologia-SBP. Ribeirão Preto-SP: Gráfica e Editora do FCA, n.3, 1994.

PETERS, L. L.; ZANELLA, A. V. Videografia e análise microgenética como ferramentas para a pesquisa em Educação Física escolar. In: VAZ, Alexandre Fernandez; SAYÃO, Deborah Thomé; PINTO, Fábio Machado (Org.). Educação do corpo e formação de professores: reflexões sobre a prática de ensino de Educação Física. Florianópolis/SC: Editora da UFSC, 2002, p.65-84.

SAWAIA, Bader Burihan. Introdução: Exclusão ou inclusão perversa? In: SAWAIA, Bader Burihan et al. Artimanhas da exclusão: uma análise psicossocial e ética da desigualdade social. Petrópolis: Vozes, 1999a. p. 7-13.

SAWAIA, Bader Burihan. O sofrimento ético-político como categoria de análise da dialética exclusão/inclusão. In: SAWAIA, Bader Burihan et al. Artimanhas da exclusão: uma análise psicossocial e ética da desigualdade social. Petrópolis: Vozes, 1999b. p.97-118.

ZANELLA, A.V. Psicologia social e escola. In: STREY, Marlene Neves et al. (Org.). Psicologia Social Contemporânea. Petrópolis: Vozes, 1998, p. 221-229.

ZANELLA, A.V. Reflexões sobre a atuação do(a) psicólogo(a) em contextos de escolarização formal. Psicologia Ciência e Profissão, Brasília, v. 1, n. 3, p. 68-75, 2003.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Pro-Posições

Downloads

Não há dados estatísticos.