Resumo
O presente trabalho é parte de uma pesquisa realizada com catadores de material reciclável de Criciúma-SC durante o processo de constituição e consolidação de sua associação, a RECESC. Tal processo, mediado pela atuação de uma equipe de assessoria interdisciplinar vinculada a uma universidade da região sul do Brasil, revelou-se complexo e multifacetado, uma vez que outros setores da sociedade, entre outros a Prefeitura Municipal e a proposta de um vereador para os catadores locais, apresentavam referenciais diferentes em relação ao projeto de autogestão da RECESC. Tais diferenciações engendraram a necessidade de uma análise contextualizada das propostas e práticas apresentadas à luz dos objetivos da associação, uma vez que as escolhas a serem feitas implicariam em significativas mudanças em seus sonhos de potencialização do empreendimento cooperativo ou na continuidade dos rumos já delineados, mas também puro devir.
Referências
ABREU, Fátima. Do lixo à cidadania: estratégias para a ação. Brasília: Caixa, 2001.
ALBUQUERQUE, Paulo Peixoto de. Autogestão: In: CATTANI, Antonio David (Org). A outra economia. Porto Alegre: Veraz, 2003. p.20-26.
BARBOZA, Daiani. O movimento de potência e/ou impotência de ação dos catadores de material reciclável de Criciúma/SC no que se refere à construção da sua cidadania. 2003a. Dissertação (Mestrado) UFSC, Florianópolis, SC.
BARBOZA, Daiani. A constituição do sujeito excluído catador de material reciclável e a construção da sua cidadania. In: PLONER, Katia S. (Org.) Ética e paradigmas na psicologia social. Porto Alegre: ABRAPSOSUL, 2003b, p. 225-236.
GÓES, M.C.R. A abordagem microgenética na matriz histórico-cultural: uma perspectiva para o estudo da constituição da subjetividade. Cadernos Cedes, n.50. Campinas: Papirus, 2000.
KAPRON, Sérgio; FIALHO, Ana Lúcia. Políticas públicas para a economia solidária. In: CATTANI, Antonio David (Org.). A outra economia. Porto Alegre: Veraz, 2003. p. 215- 219.
MARTÍN-BARÓ, I. O papel do psicólogo. Estudos de Psicologia, ano 2, n.1, 1997, p.18-24.
MEIRA, L. Análise microgenética e videografia: ferramentas de pesquisa em psicologia cognitiva. Temas em Psicologia-SBP. Ribeirão Preto-SP: Gráfica e Editora do FCA, n.3, 1994.
PETERS, L. L.; ZANELLA, A. V. Videografia e análise microgenética como ferramentas para a pesquisa em Educação Física escolar. In: VAZ, Alexandre Fernandez; SAYÃO, Deborah Thomé; PINTO, Fábio Machado (Org.). Educação do corpo e formação de professores: reflexões sobre a prática de ensino de Educação Física. Florianópolis/SC: Editora da UFSC, 2002, p.65-84.
SAWAIA, Bader Burihan. Introdução: Exclusão ou inclusão perversa? In: SAWAIA, Bader Burihan et al. Artimanhas da exclusão: uma análise psicossocial e ética da desigualdade social. Petrópolis: Vozes, 1999a. p. 7-13.
SAWAIA, Bader Burihan. O sofrimento ético-político como categoria de análise da dialética exclusão/inclusão. In: SAWAIA, Bader Burihan et al. Artimanhas da exclusão: uma análise psicossocial e ética da desigualdade social. Petrópolis: Vozes, 1999b. p.97-118.
ZANELLA, A.V. Psicologia social e escola. In: STREY, Marlene Neves et al. (Org.). Psicologia Social Contemporânea. Petrópolis: Vozes, 1998, p. 221-229.
ZANELLA, A.V. Reflexões sobre a atuação do(a) psicólogo(a) em contextos de escolarização formal. Psicologia Ciência e Profissão, Brasília, v. 1, n. 3, p. 68-75, 2003.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2016 Pro-Posições