Banner Portal
Inspirações da memória e identidade docente
PDF

Palavras-chave

Memória
Identidade
Docência

Como Citar

SALVADORI, Maria Ângela Borges. Inspirações da memória e identidade docente. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 18, n. 2, p. 167–181, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643557. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este artigo pretende analisar lembranças de infância e juventude que aparecem nas memórias de um grupo de professores de uma escola pública municipal de ensino fundamental localizada na cidade de Itatiba, interior do Estado de São Paulo. Particularmente, trata-se de investigar o modo como tais lembranças se relacionam aos sentidos que esses professores atribuem a sua prática docente e aos processos de constituição da cultura escolar. Por fim, discute-se aqui o peso dessas lembranças na construção da identidade profissional, nas escolhas pedagógicas e nas expectativas dos professores em relação ao desempenho escolar e ao futuro de seus alunos.

PDF

Referências

ANDRADE, Carlos Drummond de. O pleno e o vazio. In: ANDRADE, Carlos Drummond de. O corpo. Rio de Janeiro: Record, 1984, p. 45-46.

ARIÈS, Philippe. História social da família e da criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.

BOSI, Ecléa. Memória e sociedade, lembranças de velhos. São Paulo: T. A. Queiroz, 1983.

CATANI, Denice Bárbara et. al. O que eu sei de mim: narrativas autobiográficas, história da educação e procedimentos de formação. Educação e Linguagem, ano 8, n. 11, jan.-jun. 2005, p. 31-50.

ELIAS, Norbert. Sobre o tempo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.

FORACCHI, Marialice. O estudante e a transformação da sociedade brasileira. 2.ed. São Paulo: Nacional, 1977.

HOBSBAWM, Eric. A era dos extremos. São Paulo: Cia das Letras, 1995.

KUHLMANN Jr, Moysés; FERNANDES, Rogério. Sobre a história da infância. In: FARIA FILHO, Luciano Mendes. A infância e sua educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2004, p. 15-33.

LE GOFF, Jacques. História e Memória. 4.ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1996.

MELUCCI, Alberto. Juventude, tempo e movimentos sociais. Revista Brasileira de Educação. São Paulo: ANPED, maio/jun/jul/ago 1997, n.5, set/out/nov/dez 1997, n.6, p. 5-14.

NORA, Pierre. Les lieux de mémoire. Paris: Gallimard, 1984.

NÓVOA, Antonio. Os professores e as histórias da sua vida. In. NÓVOA, Antonio (Org.). Vidas de professores. 2.ed. Porto: Porto Editora, 1995, p. 11-30.

PERALVA, Angelina. O jovem como modelo cultura. Revista Brasileira de Educação. São Paulo: ANPED, maio/jun/jul/ago de 1997, n.5, set/out/nov/dez de 1997, n.6, p. 15-24.

PERROT, Michele. A juventude operária; da oficina à fábrica. In: LEVI, Giovanini, SCHMITT, Jean-Claude (Orgs.). História dos jovens. São Paulo: Cia das Letras, 1996, p.83-136 (v.2).

RICOEUR, Paul. A crítica e a convicção. Lisboa: Edições 70, 1997.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 5.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

ZEICHNER, Ken. Los profesores como profisionales reflexivos y la democratización de la reforma escolar. Congreso Internacional de Didáctica – Volver a pensar na educácion. Madrid: Morarta, La Corunã: fundacion Paidea, v.II, 1995, p.385 e ss.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Pro-Posições

Downloads

Não há dados estatísticos.