Banner Portal
Funções do discurso tecnológico na sociedade contemporânea
PDF

Palavras-chave

Discurso tecnológico
Tecnologia educacional
Televisão
Educação

Como Citar

FAVACHO, André. Funções do discurso tecnológico na sociedade contemporânea. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 18, n. 2, p. 197–214, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643559. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O discurso tecnológico parece confirmar que a sociedade brasileira contemporânea acredita em discursos salvadores. A partir deste pressuposto, o presente texto objetivou analisar a veiculação do discurso tecnológico como verdade instransponível, seja em relação ao trabalho/emprego, seja em relação à melhoria da qualidade de vida das pessoas. Consideramos que a inculcação deste discurso passa pela reunião de interesses educacionais, empresariais, econômicos, religiosos, etc., anunciando um conjunto de prescrições que alteram as subjetividades e criam um tipo de economia e de exploração sem precedente. As funções do discurso tecnológico, aqui destacadas, demonstram uma “reativação” de determinados discursos sociais em favor da divulgação tecnológica. Explorando uma economia da subjetividade, o discurso tecnológico tem reabilitado os discursos da felicidade, da mãe, da juventude e da infância. A análise foi feita a partir de fragmentos televisivos.

Abstract:

Technological discourse seems to ratify the idea that contemporary Brazilian society believes in saving discourses. From this assumption, this text aims to analyze the dissemination of technological discourse as an unsurmountable truth, either related to people’s work/jobs or to the improvement of their life quality. We consider that the imposition of that discourse concerns educational, commercial, economic and religious interests, announcing a set of instructions that modify subjectivities and create a kind of economy and exploration without precedent. The functions of technological discourse, stressed here, show a “reactivation” of some social discourses favoring technological spread. By exploring a subjectivity economy, technological discourse has re-established the discourses of happiness, motherhood, youth and childhood. The source to develop this analysis was some television broadcasting fragments.

Key words: Technological discourse. Educational technology. Television; education

PDF

Referências

BELLONI, M.L. O que é Mídia-Educação. Campinas, SP: Autores Associados, 2001.

BELLONI, Maria Luiza. Educação a Distância. 3.ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2003.

BIERNAZKI, W.E., Globalização da comunicação. Comunicação e Educação, n.19, p.46- 65, 2000.

BRUNO, L. Poder e administração no capitalismo contemporâneo. In: OLIVEIRA, Dalila A. (Org.). Gestão democrática da educação: desafios contemporâneos. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

CASTELLS, M. A galáxia da Internet: reflexões sobre a Internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. 6.ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999. (A era da informação: economia, sociedade e cultura; v. 1.) CARVALHO, M.P. No coração da sala de aula: gênero e trabalho docente nas séries iniciais. São Paulo: Xamã, 1999.

CORAZZA, S. M. Infância & educação – Era uma vez – quer que conte outra vez? Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

ENRIQUEZ, E. Da horda ao estado – Psicanálise do vínculo social. Rio de Janeiro, RJ: Jorge Zahar Editor, 1999.

FISCHER, R.M.Foucault e a análise do discurso em educação. Cadernos de Pesquisa, n.114, p. 197-222, nov. 2001.

GHIRALDELLI Jr., P. Infância – um projeto inacabado? Bauru: 1994 (Texto mimeografado).

JAPIASSÚ. H.; Marcondes, D. Dicionário básico de filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1996.

KUMAR, K. Da sociedade pós-industrial à pós-moderna: novas teorias sobre o mundo contemporâneo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1997.

LIMA, F.O. A sociedade digital: impacto da tecnologia na sociedade, na cultura, na educação e nas organizações. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2000.

MACHADO, A. Máquina e imaginário: o desafio das poéticas das tecnologias. São Paulo: Edusp, 1996.

NEGROPONTE, N. A vida digital. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

Ortiz, R. Identidades culturais no contexto da globalização. Comunicação e Educação, n.18, p.68-80, 2000.

SANTOS, L.G. Politizar as novas tecnologias: o impacto sócio-técnico da informação digital e genética. São Paulo: Ed.34, 2003.

SODRÉ, N.W. Síntese de história da cultura brasileira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1980.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Pro-Posições

Downloads

Não há dados estatísticos.