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Reflexões em torno de um possível objeto epistêmico próprio da Educação
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Palavras-chave

Epistemologia. Ciência da Educação. Meta educacional. Tarefa pedagógica. Ética pedagógica

Como Citar

RÖHR, Ferdinand. Reflexões em torno de um possível objeto epistêmico próprio da Educação. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 18, n. 1, p. 51–70, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643573. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

A discussão em torno de um possível objeto epistêmico próprio da Educação não só tem relevância para delimitar a Educação como área de conhecimento específico, mas traz conseqüências profundas tanto para a prática pedagógica quanto para seu papel diante da sociedade. Questiona-se em que condições é possível pensar a Educação como campo de conhecimento diferenciado e encontram-se estas no pensamento pedagógico que: a) assume como meta o proporcional desenvolvimento da integralidade das dimensões humanas, mesmo sabendo da inconclusão da humanização; b) determina sua tarefa educacional na busca das formas em que o ser humano se realiza, compreendendo suas interligações, refletindo possibilidades e limites de ajuda pedagógica; c) respeita, em última instância, a autodeterminação do educando e conta com a possibilidade de fracasso diante da liberdade dele; d) encontra no educador o principal responsável ou pelo zelo por um objeto epistêmico próprio da Educação ou por fazer dela um instrumento para finalidades externas a ela.

Abstract:

The discussion about a possible epistemological object specific to education is not only relevant to define education as a specific knowledge area, but it also brings important consequences to pedagogical practice and its role in society. It is questioned in which conditions it is possible to think about education as a distinguished field of knowledge, and the answer is found in the pedagogical thinking that: a) targets the proportional development of all human dimensions, although being aware about the incompleteness of humanization; b) establishes educational tasks in the search for ways in which the human being finds fulfillment, understanding his/her interconnections, reflecting about the possibilities and limitations of pedagogical assistance; c) respects students’ selfdetermination, and is ready for eventual failure in face of his/her freedom; d) relies on educators as the ones who have the main responsibility either for an epistemological object specific to education or for making education an instrument for the achievement of purposes beyond itself.

Key words: Epistemology. Education science. Educational goal. Pedagogical task. Pedagogical ethics

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Referências

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