Ensino de Biologia: conhecimentos e valores em disputa

Autores

  • Elenise Cristina Pires Andrade Universidade Estadual de Campinas

Resumo

A capa verde e rosa quase que imediatamente levou-me à Estação Primeira de Mangueira e assim, ao referir-me a algum de seus artigos, dizia: “aquele texto do livro da Mangueira”. Estranhos prazeres. Prazerosos estranhamentos. A mangueira (Mangifera indica) 1 tem suas folhas verdes, mas suas flores não são rosa, enquanto as primaveras (Primula vulgaris) 2 têm as folhas verdes, as flores rosa e uma estação climática, mas a ela não invocamos a Estação Primeira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elenise Cristina Pires Andrade, Universidade Estadual de Campinas

As lentes, os olhos, os fundos, os vazios. Licenciatura em Ciências Biológicas pela Faculdade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Unesp/Rio Claro (1987). Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2002) per-correndo pela Proposta Curricular de Ciências do Estado de São Paulo e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2006) em ex-cri(p)tas que ex-(s)correm em corredores curriculares em companhia de imagens, professores/as, Gilles Deleuze e tantas outras gentes, idéias e ex/pressões.

Referências

BAUDRILLARD, J. De um fragmento ao outro. Tradução: Guilherme João de Freitas Teixeira. São Paulo: Zouk, 2003.

DERRIDA, J. O animal que logo sou.Tradução Fábio Landa. São Paulo: Unesp, 2002.

NÓVOA, A. Para o estudo sócio-histórico da gênese e desenvolvimento da profissão docente.

Teoria & Educação, n.4. Porto Alegre : Pannonica Editora. p. 109-139, 1991.

NÓVOA, A. O passado e o presente dos professores. In NÓVOA, A. Profissão professor. 2.ed. Porto : Editora. p.13-34, 1995.

PERELMAN, C. Ética e direito. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

TARDIF; LESSARD; LAHAYE. Os professores face ao saber. Esboço de uma problemática do saber docente. Teoria & Educação, n.4. Porto Alegre : Pannonica Editora. p. 215-233. Dossiê: Interpretando o trabalho docente, 1991.

Downloads

Publicado

2016-02-22

Como Citar

ANDRADE, E. C. P. Ensino de Biologia: conhecimentos e valores em disputa. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 18, n. 1, p. 263–267, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643580. Acesso em: 18 maio. 2022.

Edição

Seção

Leituras e Resenhas