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Professor/a: os elementos de uma identidade em construção
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Palavras-chave

Identidade de professor. Exercício docente. Formação profissional

Como Citar

CUNHA, R. B. Professor/a: os elementos de uma identidade em construção. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 18, n. 1, p. 153–167, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643584. Acesso em: 26 fev. 2024.

Resumo

A reflexão proposta neste artigo discute a idéia de identidade profissional do/a professor/a não como algo dado, mas como construção processual e dinâmica em constante relação com o entorno educacional e social. A identidade do professor apresenta-se, nessa concepção, sensível aos contextos social, econômico e cultural, à formação inicial e continuada, às condições de trabalho, às imagens e auto-imagens da tarefa docente e mostrase suscetível a “crises” da/na profissão e aos conflitos decorrentes das diversas expectativas e exigências dirigidas aos professores/as. A valorização da partilha de experiências, saberes e conhecimentos, que no cotidiano são vividos no exercício docente, é que possibilita reforçar o comprometimento e a responsabilidade com a docência. As alegorias dos quatro elementos da natureza e dos instrumentos musicais são usadas para problematizar os muitos estados da identidade do/a professor/a, objetivando evidenciar os processos e movimentos por meio dos quais damos sentido à nossa identidade de professores/as

Abstract:

This article discusses the idea of teachers’ professional identity, not like something given, but like a dynamic process in a constant relationship with the educational and social environment. According to this conception, teachers’ identity is sensitive to the social, economic and cultural contexts, to the initial and continual education, to the work conditions, to the images and self-images of the teaching task. At the same time, it is vulnerable to crises in profession and to conflicts due to several high expectations and professional demands. The importance given to sharing experiences and knowledge, daily lived by teachers, is what reinforces the compromise and the responsibility with teaching. The metaphors of the four nature elements and musical instruments are used to question the identity states of the teacher with the objective of highlighting the processes and movements that gives meaning to their identity.

Keywords: Teacher’s identity. Teaching. Professional education

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