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Mito e Beleza: a estatuária grega na revista Educação Physica
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Palavras-chave

Corpo. Modelos. Educação física. Mito. Beleza

Como Citar

SUGUIHURA, Felipe Magaldi. Mito e Beleza: a estatuária grega na revista Educação Physica. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 18, n. 1, p. 197–211, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643586. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Na Grécia Antiga, indivíduos em destaque na sociedade, atletas, heróis, deuses, eram imortalizados em estátuas que representavam, pelos corpos “perfeitos”, os comportamentos e as virtudes que levariam ao sucesso e ao reconhecimento. Estas estátuas voltam a ser utilizadas como modelos em diversos momentos da história. Seguindo tal perspectiva, o objetivo deste artigo é apresentar uma análise da permanência da estatuária grega na revista Educação Physica, destacando a construção de um modelo de corpo em concordância com os pressupostos eugênicos e higiênicos que orientavam a Educação Física nos anos de 1930 a 1940 no Brasil, concretizando significados que, então, vinculavam-se ao projeto de desenvolvimento e modernização do país.

Abstract:

In Ancient Greece, prominent individuals, such as athletes, heroes and gods, were immortalized in statues which represented, with their “perfect” bodies, the behaviors and virtues that would lead to success and recognition. After some time, those statues were used again as models in several moments of history. Following this perspective, the objective of this paper is to present an analysis of the permanence of Greek statues in the magazine Educação Physica, emphasizing the construction of a body pattern in agreement with the eugenic and hygienic ideals that guided Physical Education from the 1930s to the 1940s in Brazil, materializing meanings which were related to the project of development and modernization of the country

Key words: Body. Models. Physical education. Myth. Beauty

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