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Investigação em Ensino de Ciências no Brasil segundo pesquisadores da área: alguns fatores que lhe deram origem
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Palavras-chave

Educação em ciências. Constituição da área de ensino de ciências. Memórias de pesquisadores no Brasil. Análise de discurso

Como Citar

NARDI, Roberto; ALMEIDA, Maria José P. M. Investigação em Ensino de Ciências no Brasil segundo pesquisadores da área: alguns fatores que lhe deram origem. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 18, n. 1, p. 213–226, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643587. Acesso em: 30 jun. 2024.

Resumo

Este artigo trata da constituição da área de educação em ciências no País, a partir da compreensão de respostas dadas a questões formuladas em entrevistas recolhidas junto a pesquisadores brasileiros no contexto de desenvolvimento do projeto: Formação da área de Ensino de Ciências: memórias de pesquisadores no Brasil. Utilizando como suporte teórico a análise de discurso de linha francesa, procuramos compreender o imaginário desses pesquisadores sobre fatores que teriam contribuído para a constituição dessa área de pesquisa.

Abstract:

This paper deals with the constitution of the science education field in Brazil, from the comprehension of answers given to questions formulated in interviews taken among researchers in the context of development of the project named: Constitution of the Science Education field: memories of researchers in Brazil. Using as theoretical support the discourse analysis in its French line, we tried to understand these researchers’ imaginaries about the factors which would contribute to the constitution of this research field.


Key-words: Science education. Constitution of the science education field. Memories of researchers in Brazil. Discourse analysis

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