Banner Portal
Editorial
PDF

Como Citar

BITTENCOURT, Agueda Bernardete. Editorial. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 17, n. 2, p. 7–9, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643624. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Os textos publicados na seção Artigos alcançam distintos temas de interesse dos educadores. Beatriz Ferreira Pires traz um estudo sobre cinema e as modificações corporais feitas através de piercing, tatuagem, implantes estéticos e escarificações, além das possibilidades de criação de um elo entre realidade cotidiana e territórios míticos. Marcelo Saber Bitar trata da descentralização do estado francês e suas relações com as pressões dos estados liberais, americano e inglês. A preocupação com o uso de velhos formatos nos livros paradidáticos de língua portuguesa é a tônica do artigo apresentado pelas pesquisadoras Norma Sandra de Almeida Ferreira e Elizabete Amorim de Almeida Melo, estudiosas da alfabetização e da leitura. Marinete R. P. Mascarello e Maria Elizabeth B. de Barros discutem relações intersubjetivas e as questões de saúde de professoras de uma escola pública de Vitória, Espírito Santo. Publicamos na seção Leituras e Resenhas, além das tradicionais resenhas de livros, a memória de um encontro sobre Museologia de la educación em España ocorrido em dois mil e cinco. Em Diverso e Prosa trazemos o prefácio do livro Vidas Imaginárias, de Marcel Schwob, que, no início do século XX, apresenta biografias de personagens históricas ou legendárias. Ali o autor faz considerações sobre a arte de escrever biografias. Distanciado da história e aliado da literatura, afirma a necessidade de imaginação no trabalho de criação do biógrafo. “A arte do biógrafo consiste justamente na escolha. Ele não tem que se preocupar em ser verdadeiro; deve criar dentro de um caos de traços humanos.”
PDF

Proposições utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.